Abertura do DançAção terá espetáculos da Cia Paulista de Dança Adriana Assaf

- 21/06/2018 às 13:52
- Atualizado 12/09/2022 às 13:52
Cia Pavilhão D, medalha de ouro nos EUA; e Companhia de Danças Millennium, pentacampeã do Festival de Joinville, também fazem parte da programação
O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) sediará, de 28 de junho a 1º de julho, a partir das 18h, a 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, com mostras competitivas e avaliativas. Na abertura do evento, o público ainda terá a oportunidade de prestigiar três espetáculos da Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. Entre eles, “Romeu e Julieta”, com a participação dos bailarinos Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017). A entrada será um litro de leite que será doado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.
Promovido pela ASPD (Associação Sorocabana Pró-Dança), uma entidade sem fins lucrativos, o DançAção conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secultur) e do FSS, e patrocínio da Secretaria do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, Imprensa Oficial e da Unimed Sorocaba.
O intuito do festival é promover a dança e sensibilizar a sociedade para a valorização dessa arte. “O nosso propósito maior é dar oportunidade às pessoas de conhecer a Dança como linguagem artística, proporcionando experiências estéticas que contribuirão para que se tornem mais sensíveis e críticas”, explica a gestora do projeto, Graça Giradi.
O espetáculo “Romeu e Julieta”, com coreografia original de Sergei Prokofiev, conta a história trágica de amor de Shakespeare, que foi apresentado pela primeira vez em 1940 no Teatro Kirov. Para a diretora artística da Cia Paulista de Dança, Adriana Assaf, essa será uma oportunidade de levar o ballet clássico a mais pessoas. “Esperamos que o público de Sorocaba goste”, comenta.
Com público estimado em 10 mil pessoas, o DançAção terá quatro dias com uma extensa programação contemplando mostras, workshops e oficinas para bailarinos, profissionais da dança, e para o público em geral. As mostras competitivas e avaliativas acontecerão todos os dias a partir das 18h no TMTV.
Mais atrações especiais
No dia 29 de junho, o público do DançAção poderá conferir a Cia Pavilhão D, que apresentará “Relações Humanas”, com a participação de 15 bailarinos. O espetáculo utiliza a dança contemporânea e suas interações com outras linguagens para percorrer os meandros das relações humanas e desvela buscas, fraquezas, reações, anseios e atitudes inerentes a estas conexões. Em 2016 e 2018, a companhia recebeu medalha de ouro nas categorias Solo e Duo no “Valentina Kozlova” International Ballet Competition, que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Já no dia 30, o público poderá conferir a dupla Sheila Santos e Marcelo Grangeiro, vencedor do quadro “Dança dos Famosos”, com coreografias Bolero e Zouk e Samba de Gafieira. Em Joinville, Sheila integrou a equipe de seleção de novos alunos da escola Bolshoi no Brasil. Já Marcelo foi finalista da Dança dos Famosos 2010 ao lado da atriz Sheron Menezes e campeão em 2015 ao lado da atriz Viviane Araújo.
Também no dia 30, Munira Magharib, ícone da dança do ventre, se apresentará no palco do Teatro Municipal. Bailarina, professora e coreógrafa de dança do ventre, ela já fez shows por todo o país e também na América Latina.
Para encerrar o DançaAção, no dia 1º de julho, os 30 bailarinos da Companhia de Danças Millennium, pentacampeã do Festival de Joinville, sobem ao palco de salto alto para apresentar o espetáculo “A evolução do Homem”. A teoria da evolução mostra que com o tempo os seres mudam para se adaptar ao seu ambiente. Os que não acompanham essa mudança, deixam de existir. “É uma honra participar do DançAção e estamos ansiosos para mostrar nosso trabalho em um festival de nível altíssimo”, falou o diretor artístico e coreógrafo da companhia, Thurbo Braga.
Inscrições, mostras competitivas e oficinas
Mais de 60 grupos de Sorocaba, de cidades da região e até de municípios de outros estados se inscreveram no Festival e apresentarão um total de 208 coreografias.
De acordo com a organização, será concedido prêmio no valor de R$ 1 mil para melhor bailarina, melhor bailarino, melhor coreógrafo (a) e melhor nota de cada uma das 10 modalidades, entre todos os subgêneros e categorias, totalizando R$ 13 mil em prêmios.
As coreografias apresentadas serão analisadas por um corpo de jurados composto por nomes expressivos no meio artístico da dança, sendo dois deles especialistas no gênero que estiver sendo apresentado e mais dois jurados generalistas.
Além de espectadores, o público está convidado a participar de aulas e oficinas gratuitas que acontecerão durante o Festival nas tendas que serão montadas no gramado anexo ao TMTV. No dia 29 de junho haverá um workshop para professores de balé para crianças das 9h às 10h30. No dia 30 de junho, haverá aula de dança circular das 10h às 12h e de técnica em dança, das 13h30 às 15h. Já no dia 1º de julho, às 9h, terá aula de dança de salão e, às 13h30, de danças urbanas.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento http://www.festivaldancacao.com.br/ e nas redes sociais do DançAção: @festivaldancacao.
Mostras abertas
O DançAção também vai levar a arte da dança para entidades assistenciais e para o Shopping Cidade Sorocaba. São academias de dança de Sorocaba e da região que realizarão um trabalho voluntário com o objetivo de divulgar a dança e levar à população apresentações de balé, jazz, sapateado, entre outras modalidades.
No dia 29 de junho, às 13h, quem receberá a programação é a Creche Especial Maria Claro. No mesmo dia, às 15h, será o Lar São Vicente de Paulo. Já às 16h e às 20h, a atração será levada ao Shopping Cidade.
No dia 30, às 15h e às 19h, o festival terá programação no Shopping Cidade. Para encerrar, no dia 1º de julho, o público poderá conferir as apresentações novamente no Shopping Cidade, às 15h.
Programação
Dia 28 de junho (quinta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: TMTV
Abertura: Cia Paulista de Dança Adriana Assaf se apresentará com 24 bailarinos
Espetáculos:
- La Fille Mal Gardeé – Ballet Clássico em três atos e três quadros, tendo sido representado pela primeira vez em Bordeus em 1789.
- Ballet Clássico Livre: Volátil, conjunto, Coreografia de Marcos Silva – Ballet inspirado nas indecisões da vida, mudanças de opinião e busca da felicidade.
- Pas de Deux: Romeu e Julieta – Com Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017). Coreografia original de Sergei Prokofiev, história trágica de amor de Shakespeare, foi apresentado pela primeira vez em 1940 no Teatro Kirov.
Noite de Competição: Ballet Clássico Livre| Ballet Clássico de Repertório e Estilo Livre
Jurados: Adriana Soares | Adriana Assaf | Octávio Nassur | Andrea Pivatto
Dia 29 de junho (sexta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: TMTV
Abertura: Pavilhão D se apresentará com 15 bailarinos
Espetáculo: “Relações Humanas”
Sinopse: Relações Humanas é um espetáculo que utiliza a dança contemporânea e suas interações com outras linguagens para percorrer os meandros das relações humanas e desvela buscas, fraquezas, reações, anseios e atitudes inerentes a estas conexões.
Noite de Competição: Ballet Clássico Livre e de Repertório, Estilo Livre e Contemporâneo
Jurados: Adriana Soares | Adriana Assaf | Ricardo Scheir | Bruno Gregório | Octávio Nassur | Andrea Pivatto
Encerramento: Participação Especial do Grupo da 3ª Idade
Dia 30 de junho (sábado)
Horário: a partir das 18h
Local: TMTV
Abertura: Sheila Santos e Marcelo Grangeiro
Coreografias: Bolero e Zouk, e Samba de Gafieira
Noite de competição – Danças Árabes, Dança de Salão e Jazz
Jurados: Munira Magharib | Lunah Farah | Sheila Santos | Marcelo Grangeiro | Katia Barros | Zeca Rodrigues | Octávio Nassur | Andrea Pivatto
Encerramento: Munira Maghari
Coreografia: Dança árabe clássica
Dia 1º de julho (domingo)
Horário: a partir das 18h
Local: TMTV
Abertura: Companhia de Danças Millennium se apresentará com 30 bailarinos.
Espetáculo: “A Evolução do Homem” – A teoria da evolução mostra que com o tempo os seres mudam para se adaptar ao seu ambiente. Os que não acompanham essa mudança, deixam de existir.
Competição: Sapateado, Danças Populares e Danças Urbanas
Jurados: Marina Coura | Fernanda Faez | Vera Alejandra Biglione | Andrea Pivatto | Octávio Nassur
Encerramento: Premiação Especial: entrega dos prêmios especiais em dinheiro
Serviço
Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV)
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista.