Sorocaba inicia teleatendimento odontológico em agosto

Sorocaba inicia teleatendimento odontológico em agosto Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/07/2021 às 11:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A partir de agosto, Sorocaba iniciará o teleatendimento odontológico. A iniciativa visa, dentre outros benefícios, promover a ampliação do acesso à saúde bucal para toda a população, priorizando, nesta primeira etapa de aplicação, linhas de cuidados essenciais para gestantes e pais ou responsáveis por recém-nascidos.

Para o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, essa iniciativa é apenas o início de todo um processo de informatização e modernização dos setores públicos. “Estamos realizando inovações em todos os setores da Administração Pública, com o objetivo de promover a eficiência e a qualidade do serviço prestado à população”, disse o prefeito.

Elaborado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES) e a empresa Inova, o software inovador, batizado como SISOS (Sistema de Teleatendimento Odontológico de Sorocaba), permitirá que os profissionais de Odontologia da rede municipal de saúde realizem a teleconsulta com pacientes, começando pelas gestantes e cuidadores de recém-nascido e, após, estará disponível para toda a população. Os pacientes serão instruídos sobre os principais cuidados em saúde bucal e responderão a questionário pré-clínico, para definição dos critérios de atendimento presencial. O sistema foi oferecido a custo zero para a Prefeitura de Sorocaba.

A ferramenta, idealizada pelo Centro de Desenvolvimento de Aplicativos do Parque Tecnológico, permitirá a centralização do acompanhamento odontológico realizado pela Secretaria da Saúde; padronização do roteiro de acompanhamento; visualização da quantidade de gestantes por unidade de saúde, fornecendo estatísticas para auxiliar na tomada de decisões, bem como a informatização do Setor Odontológico da SES, tornando o trabalho dos servidores mais ágil e efetivo, além do atendimento mais resolutivo.

O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, destaca que o software é apenas uma das muitas soluções tecnológicas em que o Centro de Desenvolvimento de Aplicativos está trabalhando para beneficiar as diversas áreas do órgão público. “Hoje é mais do que sabido que as novas tecnologias são grandes aliadas da Medicina e de todas as demais áreas do conhecimento”, observa. “As equipes estão de parabéns por buscar soluções que auxiliam a população nos mais variados segmentos.”

Para a SES, o teleatendimento odontológico representa uma série de benefícios a todos, tais como: redução do tempo de espera para a assistência; conveniência para o paciente; diminuição da exposição a infecções; eficiência na gestão dos recursos de saúde, devido à avaliação e triagem antecipadas; acesso rápido aos especialistas, além da cooperação e integração entre os profissionais e a população.

A coordenadora de Saúde Bucal de Sorocaba, Jéssica Flumignan Diniz, explica que o teleatendimento primeiramente surgiu devido à situação pandêmica, que dificultou os atendimentos odontológicos presenciais, e acabou se tornando uma alternativa eficiente. “O projeto em Sorocaba está embasado pela Resolução Nº 226/2020, do Conselho Federal de Odontologia, que diz respeito ao exercício da Odontologia mediado por tecnologias digitais para fins de atenção, assistência, educação, gestão, pesquisa, prevenção de agravos e promoção de saúde bucal, ou seja, engloba ações de teleassistência e teleducação”, explica.

Já, o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, destaca que a atual gestão administrativa está fortalecendo toda a rede municipal de assistência, inclusive a de Odontologia, que agora ampliará seus atendimentos de forma inovadora. “Essa parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba e a empresa Inova trará muitos benefícios à nossa população, promovendo saúde e prevenindo doenças”, ressalta.