Pronto-Socorro de Traumas e Fraturas começa a funcionar neste domingo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/04/2016 às 17:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nova unidade funcionará na Santa Casa de Misericórdia e terá capacidade inicial para 2 mil atendimentos emergenciais de casos ortopédicos agudos.

O novo Pronto-Socorro de Traumas e Fraturas da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba começa a operar à 0h deste domingo (1º de maio). A unidade atenderá pacientes com fraturas de naturezas leve e moderada, encaminhados por outras unidades de emergência e urgência do município. As adaptações nas instalações e instalação dos equipamentos serão concluídas ainda nesta sexta-feira (29). Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, a unidade terá capacidade inicial para 2 mil atendimentos ao mês.

No novo pronto-socorro terá 03 consultórios, sala de gesso, posto de enfermagem, recepção, sala de curativo e 05 macas de repouso. “Estamos concluindo os detalhes de acabamento em portas, divisão de leitos, parte elétrica e pintura. Para sábado (30) restará a limpeza e higienização das instalações”, frisa o engenheiro Sérgio Augusto Segamarchi, gestor de engenharia e manutenção da Santa Casa. “A sala de gesso, por exemplo, está pronta para operacionalização”, complementa o ortopedista Rodrigo Calheiros, que integra a equipe do novo pronto-socorro.

Na nova unidade haverá dois ortopedistas de plantão, 24 horas. Ao todo 20 profissionais da área se revezarão nos plantões. Outros dois ortopedistas vão compor a equipe de retaguarda para cirurgias, dos quais um também será responsável pelas consultas ambulatoriais no pronto-socorro. A equipe ainda terá um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem sempre à disposição, além de técnicos de gesso, recepcionista e controlador de acesso.

Atendimento

O atendimento no novo pronto-socorro será de forma referenciada e só vai operar no sistema “porta aberta” para recebimento de demandas atendidas pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. Com isso, o setor de ortopedia na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste deixará de operar. Nesta, assim como nas demais unidades de emergência (Unidades Pré-Hospitalares Zonas Norte, Leste e Oeste; Unidade de Pronto-Atendimento Éden e Pronto-Atendimentos São Guilherme, Brigadeiro Tobias e Laranjeiras), o atendimento continuará, mas somente de casos clínicos crônicos, como torcicolos, dores nas costas ou pernas.

As ocorrências emergenciais de natureza aguda – como fraturas, torsões e luxações – caberão ao novo pronto-socorro. Mas, antes, o paciente terá que passar por uma das unidades emergenciais, que vão direcionar os casos que necessitarem de atendimento ortopédico para a Santa Casa. A regulação desses encaminhamentos será feita também pelo Samu.

“Com certeza, nas primeiras semanas vão surgir muitas dúvidas devido a essa mudança na regra de atendimento. Não adianta chegar com exames e imagens de raio-x direto no novo pronto-socorro. Neste caso, a pessoa será orientada a ir primeiro aos PAs, UPHs ou UPA. As prioridades serão as emergências”, enfatiza Rodrigo. Na nova unidade, o atendimento será completo, havendo desde consulta, realização de exames e medicação do paciente, assim como destinação à internação ou encaminhamento para atendimento ambulatorial.

“O objetivo é agilizar em Sorocaba o atendimento e melhorar o fluxo de pacientes com problemas ortopédicos agudos, por meio de encaminhamentos detalhados e corretos das solicitações”, explica o secretário da Saúde, Francisco Fernandes. Os casos emergenciais de alta complexidade em ortopedia continuarão sob responsabilidade do Estado, via Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), inclusive aqueles atendidos pelo Samu.