Prefeitura Sorocaba firma parceria com Santa Casa para zerar fila de exames de mamografia

Prefeitura Sorocaba firma parceria com Santa Casa para zerar fila de exames de mamografia Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 23/09/2023 às 16:39
  • Atualizado 23/09/2023 às 16:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), firmou parceria com a Santa Casa de Misericórdia que permitirá zerar a fila histórica de exames de mamografia na cidade, fundamental para o rastreamento do câncer de mama. Ao todo, serão providenciados 8 mil exames até dezembro, com uma força-tarefa realizando atendimentos ampliados, de segunda a sábado.

A iniciativa faz parte das ações da SES, alusivas ao Outubro Rosa, campanha realizada anualmente com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“Não será apenas um Outubro Rosa simbólico, pois fomos muito além disso e estamos providenciando medidas efetivas de atendimento de qualidade às mulheres”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

A ação vai além da prevenção, pois as mulheres submetidas ao exame de mama, cujo médico indicar a necessidade de se fazer novos exames, como a biópsia, o procedimento será realizado na sequência, na própria Santa Casa. Em caso de diagnóstico positivo, a paciente será, de imediato, encaminhada para a Rede Hebe Camargo, unidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo e especializada na assistência e tratamento a essas pacientes.

“Os exames já começaram a ser feitos, desde o dia 18 de setembro e, agora, serão intensificados, das 7h às 23h, de segunda a sexta, assim como também aos sábados, em horário diferenciado”, destaca o secretário da SES, Dr. Cláudio Pompeo. Os exames serão agendados via Central de Regulação e as pacientes avisadas sobre as datas que devam comparecer à Santa Casa”, explica o secretário. O objetivo é, de fato, zerar a demanda reprimida desse tipo de exame e atender a todos os novos casos suspeitos.

“É um momento de grande alegria, para festejar de forma autêntica o Outubro Rosa. Gostaria de agradecer ao Poder Público por esse investimento em prol das mulheres”, destaca o presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que esteve reunido com o prefeito Rodrigo Manga e o secretário da SES, nesta sexta-feira (22), para tratar detalhes da ação.