Hospital Dr. Miguel Soeiro completa 22 anos e se consolida como um dos mais bem-equipados do estado

Hospital Dr. Miguel Soeiro completa 22 anos e se consolida como um dos mais bem-equipados do estado Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/01/2018 às 21:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Hoje, 30 de janeiro, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), da Unimed Sorocaba, completa 22 anos de fundação. Ele está entre as poucas instituições de saúde a ter sua arquitetura horizontalizada – diferencial que o torna mais ágil – e se tornou um dos mais bem-equipados do estado de São Paulo. Além disso, é totalmente digitalizado: há algum tempo, já não se utiliza mais papel para o desenvolvimento dos seus processos e rotinas assistenciais e administrativas.

 

Tecnologia

Ao longo das duas últimas décadas, a Unimed Sorocaba investiu maciçamente no parque tecnológico do HMS. No final de 2017, foram concretizadas as aquisições das mais modernas versões de aparelhos para hemodinâmica, ressonância e endoscopia.

Um deles é o avançadíssimo Artis Q, que fará parte da Hemodinâmica. “Fabricado pela Siemens, este será o primeiro em atividade no estado de São Paulo e o segundo em todo o Brasil”, revela José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba.

“Em comparação às outras versões, este equipamento tem o dobro de capacidade e ampliará significativamente a segurança em procedimentos longos”, destaca Paulo Hungaro Neto, vice-presidente da Cooperativa. “Outros benefícios incluem imagens mais nítidas; radiação 50% menor do que o modelo atual; redução de artefatos metálicos e realização de tomografia 3D com visualização em tempo real e de outras modalidades de exames durante o procedimento.”

Outro aparelho adquirido é o Magnetom Skyra, utilizado para ressonâncias magnéticas. Em todo o estado, este será o primeiro de três tesla com sequências silenciosas a entrar em funcionamento. Sua abertura de gantry é de 70 cm. Na prática, isto diminui a sensação de claustrofobia e facilita o exame em pacientes obesos. O software Dot Engine, da Siemens, permite que avaliações de coluna, joelho, quadris e ombro sejam feitas em dez minutos.

 

Ampliações

Ainda em 2017, foi iniciada uma série de reformas e ampliações. Uma delas está localizada na UTI Adulto, que terá mais 2.700 m² de área, onde estarão instalados 22 novos leitos. A própria Hemodinâmica, o Serviço de Nutrição e Dietética, o estacionamento, a sala de espera da Internação e a UTI Pediátrica serão beneficiadas com melhorias estruturais.

Após ser revitalizado e ampliado, o Setor de Endoscopia ocupa uma área de 200 metros quadrados, o que dobrou a capacidade de atendimento que havia. Tecnologicamente também houve significativa evolução, com a aquisição de recursos para apoio e suporte durante os procedimentos, como bomba de irrigação, sistema de magnificação de imagens, bisturi de argônio, bisturi de corte pulsátil entre outros. Com isso, essa área do HMS tornou-se a mais avançada da região, podendo ser comparada à dos grandes centros de saúde do país.

 

Futuro

Segundo o presidente da Unimed Sorocaba, o HMS caminha na direção de enfocar, cada vez mais, sua vocação cirúrgica – mais especificamente, de média e alta complexidade. “Para isso, deveremos investir na construção de um grande centro administrativo e assistencial. Ele acomodará alguns serviços que estão, atualmente, instalados no Hospital”, adianta Moron. “E, assim como fazemos desde 1996, continuaremos a investir nesta instituição e nas pessoas que, indiscutivelmente, dão vida a ela”, pontua.