Fique Sabendo prossegue até sexta-feira

Fique Sabendo prossegue até sexta-feira Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/12/2014 às 09:24
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Campanha Fique Sabendo 2014, que teve início nesta segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, prossegue até a próxima sexta-feira (5). Promovida pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), tem como objetivo incentivar a realização de testes de HIV e sífilis, proporcionando o diagnóstico e encaminhamento dos pacientes ao tratamento antes da manifestação da doença, além de orientar sobre a prevenção.

Viviane Ruiz Shibuya, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, lembra que todas as pessoas que tenham passado por uma situação de vulnerabilidade para contaminação do HIV não podem ficar em dúvida e, por isso, devem fazer o teste.

Os exames podem ser realizados em 34 unidades da rede municipal de saúde durante o período da campanha. As 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecerão os testes de HIV e sífilis de segunda a sexta-feira, das 7h as 16h. O Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) também oferecerá os testes das 7h às 16h e o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) oferecerá testes rápidos para HIV e Sífilis das 7h30 às 16h30 até sexta-feira (5).

O Ônibus da Mulher, que permanece na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, até esta terça-feira (2), também oferece testes convencionais para HIV e sífilis, sempre das 9h às 16h.

O teste de HIV é simples, realizado a partir de exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado na cidade. Viviane lembra que todas as UBSs, o SAME, o Coas e o Ônibus Rosa possuem profissionais capacitados para orientar e atender as pessoas com dúvidas e interessadas em fazer o teste, também a partir do sangue, com total privacidade.

Desde 2006, quando foi criada a campanha Fique Sabendo, o teste é descentralizado em Sorocaba e está disponível o ano inteiro nas unidades de saúde da Prefeitura. O SAME fica na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, e o Coas na Rua da Penha, 770, Centro.