Polícia Civil promove palestras educativas em Itapetininga e Boituva

A palestra foi ministrada pela Delegada Júlia Nunes Machado, titular da DDM do município

Polícia Civil promove palestras educativas em Itapetininga e Boituva Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 09/05/2023 às 15:17
  • Atualizado 09/05/2023 às 15:17
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Polícia Civil de Itapetininga, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM),  promoveu na segunda-feira, 08/05, uma palestra para 30 alunos do ensino médio da Escola Municipal Maria de Lurdes abordando a temática ‘A Polícia Civil e suas atribuições’. A palestra foi ministrada pela Delegada Júlia Nunes Machado, titular da DDM do município.

No encontro, que teve como principal objetivo a aproximação da polícia judiciária da comunidade escolar, os participantes puderam conhecer um pouco sobre as atribuições da Delegacia de Defesa da Mulher, a atuação da Polícia Civil na sociedade, o papel do Delegado de Polícia e dos demais policiais civis, Lei Maria da Penha e violência doméstica, prevenção ao uso de drogas, assim como quais são os crimes mais comuns que podem ser praticados, a diferença dos atos praticados por crianças daqueles atos infracionais praticados por adolescentes e, principalmente, o que o ofendido pode fazer para procurar ajuda.

Já em Boituva, município que faz parte da área de abrangência da Seccional de Itapetininga, o Delegado Emerson Jesus Martins esteve na escola e conversou com professores e funcionários, além da Secretária Municipal de Ensino e do Secretário de Segurança da cidade. Ao longo de 50 minutos, ele falou sobre legítima defesa em escolas, botão do pânico, funções da PM, PC e GCM, mecanismos de acionamento, disque denúncias.

O Delegado aproveitou e explicou também sobre as formas de registrar Boletim de Ocorrência, representação, como denunciar crimes sexuais contra alunos, crianças ou adolescentes, assim como levar até a Autoridade Policial a informação que chega do aluno ao professor, como por exemplo, quando ele comenta que mãe é agredida pelo pai.

A ação visa ainda o monitoramento preventivo de redes sociais, em especial de postagens que possam trazer pânico a pais e alunos, prejudicando a normalidade letiva, através da rede de ensino e órgãos de segurança pública.