Ofebas lança série de vídeos sobre a profissão Agente Funerário

Em 4 episódios disponíveis no YouTube, a produção revela as histórias inspiradoras e os bastidores daqueles que, com acolhimento e carinho, se entregam de coração ao trabalho que fazem

Ofebas lança série de vídeos sobre a profissão Agente Funerário Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 24/03/2025 às 17:50
  • Atualizado 24/03/2025 às 17:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Oferecer homenagem para quem vai e acolhimento para quem fica. Essa é a missão do agente funerário, profissional que está ao lado das famílias no momento mais difícil: a partida do ente querido. E como forma de homenagear e apresentar curiosidades e desafios dessa atividade, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) lança no YouTube um documentário em quatro episódios que narra a história de alguns dos agentes da organização. Intitulado “Nossos Agentes: as histórias por trás de cada homenagem”, os vídeos foram ao ar na semana em que se comemora o dia do agente funerário, 17 de março.

Ser agente funerário é uma missão que exige muita paciência, calma e respeito. Além de fornecer apoio à família durante a cerimônia de despedida, a atuação do agente funerário também abrange tarefas delicadas, que vão desde a formalização burocrática em cartório até o acolhimento e preparo do ente querido.

A profissão desperta muitas curiosidades, assim como dúvidas e mitos. É por esse motivo que a Ofebas teve como iniciativa mostrar em documentário as histórias de quem está por trás dessa atividade, com o propósito de humanizar e aproximar da população essa profissão tão importante para a sociedade. 

A gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, pontua que ética, empatia e cuidado aos detalhes são essenciais para o trabalho desses profissionais chave da organização. Além disso, para ela, é importante que eles tenham dentro de si a compreensão de como desempenham um papel fundamental na vida das pessoas. “Esse cuidado é parte integrante do dia a dia dos nossos profissionais, que nos orgulham ao amparar a dor, preparar a cerimônia de despedida e oferecer todo o acolhimento e atenção necessários às famílias enlutadas”, destaca a gestora.

“Me senti segura para trabalhar nessa área, mesmo durante a pandemia de COVID-19, momento em que todos estavam preocupados com o que estava por vir. Fomos preparados pra acolher e homenagear, e a cada dia ganhei mais confiança. Desde então, me supero a cada dia para fazer o meu melhor e levar o nosso acolhimento ainda mais longe”, relata Ione Miranda, agente funerária da Ofebas há seis anos.

Francisco Júnior, também agente funerário e participante do documentário, ressalta a importância da profissão em sua vida, que tem raízes familiares há mais de duas décadas. “Ser agente funerário é um trabalho gratificante, pois permite proporcionar uma última despedida digna. Meu pai e meu irmão trabalharam na Ofebas por mais de 20 anos, e eu sigo na profissão há 10 anos. Este tem sido um período de grande amadurecimento profissional e pessoal para mim”, conclui.

Onde assistir

 Para assistir a série de vídeos, basta acessar o canal da Ofebas no YouTube, @ofebassocial, ou acessar os links abaixo.

                                                                            

Episódio 1: https://youtu.be/Hk9CH8Fgr9w 

Episódio 2: https://youtu.be/xBrNMJ5yTR8 

Episódio 3: https://youtu.be/FhjuN-7JGTA 

Episódio 4: https://youtu.be/dBjCiUCcpbk 

 

Sobre a Ofebas

A OFEBAS é uma organização sem fins lucrativos que atua no setor funerário e assistencial em Sorocaba e Votorantim há quase 60 anos. Desde sua fundação, desenvolve um trabalho de cunho social. Além de oferecer atendimento gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social que perderam um familiar, a Ofebas atua na garantia de direitos das famílias, encaminhando-as para as redes de serviço (Programa Continuar a Viver). A organização também participa e colabora com ações sociais, além de oferecer assessoria financeira e técnica a Organizações da Sociedade Civil (OSCs).