Mechas de cabelo, pelos de animais de estimação e até mesmo cinzas de cremação podem ser transformados em cristais e diamantes
Essa é uma maneira de homenagear histórias de vida e estabelecer um novo formato de vínculo com quem já partiu

- 23/05/2024 às 13:39
- Atualizado 23/05/2024 às 13:39
O anel de formatura. O colar especial. O brinco usado no casamento... Além das joias serem utilizadas como um toque especial, elas também têm o poder de eternizar momentos e histórias. E uma das novidades do mercado é a possibilidade de criá-las por meio de mechas de cabelo, pelos de animais de estimação e até mesmo cinzas de cremação (de humanos ou pets) em cristais ou diamantes. Elas podem dar origem a pingentes para pulseiras, colares, anéis e tudo aquilo que a imaginação desejar, trazendo um novo significado ao sentimento.
A Ofebas é uma empresa que oferece esse serviço, tanto para associados quanto não associados. De acordo com a gerente de negócios da Ofebas, Patrícia Peixoto, todas as peças são únicas, elaboradas com o objetivo de homenagear histórias de vida. “As joias são eternas e assim é o nosso amor pelos nossos entes. Elas não precisam necessariamente ser feitas em memória de alguém que nos deixou. Podem ser encomendadas para diversas ocasiões da vida, como o nascimento de um filho, comemoração de aniversário, noivado, formatura", destaca.
Os diamantes ou cristais podem ser criados a partir da mecha de cabelo de uma única pessoa ou por meio da composição familiar: mechas de cabelo de um casal; de mãe e filhos; pelos dos pets etc. Eles são produzidos em parceria com um laboratório que conta com técnicas de sustentabilidade que não prejudicam o meio ambiente. Todos acompanham um certificado de garantia de autenticidade.
Homenagem aos que partiram
Lidar com a partida daqueles que são amados é uma das vivências mais desafiadoras e dolorosas que um indivíduo pode encontrar ao longo de sua vida. Durante esse processo, é comum que a pessoa se sinta mais triste, sozinha e até mesmo desorientada, uma vez que a ausência do ente querido traga consigo a sensação de vazio. Segundo a psicóloga da Ofebas, Ana Laura Costa dos Anjos (CRP 06/179479), estabelecer um novo formato de vínculo com o ente torna-se essencial ao lidar com a perda dessa pessoa.
“Embora a ausência física do indivíduo seja uma realidade difícil de aceitar, os sentimentos de amor e carinho por ele perduram na memória afetiva. Mesmo diante da impossibilidade de compartilhar momentos físicos, diversas são as maneiras de homenagear sua memória e manter sua presença viva”, explica a profissional.
E uma dessas formas de homenagem é por meio da transformação das cinzas de cremação em joias laboratoriais, de diversos tamanhos e formatos.
Como são produzidos
Após a coleta do material escolhido, eles passam por um processo de identificação. Esse procedimento permite acompanhar todo o fluxo até a entrega final do produto.
O material coletado passa por um processo de extração que converte o carbono em grafite. O grafite obtido é então compactado em uma cápsula e inserido num equipamento que o submete à alta pressão e temperatura, transformando o grafite em diamante. Os diamantes estão disponíveis nas cores amarelo, azul e branco, que variam de 0,1 quilate (aproximadamente 3 mm) a 2.0 quilate (8,1 mm).
Já os cristais permitem inúmeras personalizações. O familiar pode solicitar a inclusão do material em pingentes, miniaturas ou objetos decorativos, como em formato de coração, pets e imagens religiosas.
"Esse serviço que oferecemos em nossa organização é de extrema importância, pois permite com que os clientes tenham mais possibilidades de homenagear aqueles que amam. É uma maneira única e significativa de preservar memórias. A transformação do material em uma joia simboliza a durabilidade e a preciosidade dos momentos especiais em nossas vidas", finaliza Patrícia.
Para saber mais sobre as joias, bastar entrar em contato com a Ofebas pelo número (15) 99849-2636 ou acessar o site www.ofebas.org.br/cristais-e-diamantes/
Campanha mês de maio
A Ofebas está com duas campanhas ativas no mês de maio em solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul. Durante o mês, a doação de uma caixa de leite (com 12 unidades) garante o desconto de 50% no valor de adesão do plano. A Ofebas possui planos de assistência para 1, 2 ou até 14 pessoas, com ou sem grau de parentesco. Há modalidades que contemplam cremação. Além da assistência funerária, os planos oferecem acesso ao Clube de Descontos; ampla rede de parceiros credenciados em diversas áreas (saúde, educação, lazer, pet); manutenção elétrica, hidráulica e chaveiro, além da assistência pet gratuita, com direito à cremação.
Já a segunda campanha é “Quanto + Gente, + Quente”, que recebe doações de agasalhos, roupas e cobertores em bom estado e higienizados.
As doações podem ser deixadas em qualquer unidade. Em Sorocaba, na Rua Braz Cubas, 61, Jd. Santa Rosália. Em Votorantim, na Rua Antônio Fernandes, 135, Centro.
Em breve, a Ofebas terá uma nova unidade em Sorocaba, localizada numa das travessas da Av. Itavuvu, na Rua Vicente Paes Filho, 76, Vl. São Jorge.