Vereadores aprovam e Câmara Municipal passará a ter 25 vereadores a partir de 2025

O Projeto de emenda a lei orgânica do município já tinha sido votado em primeira discussão na última terça-feira (01) e teve a sua aprovação em segunda discussão nesta quinta-feira (03).

Vereadores aprovam e Câmara Municipal passará a ter 25 vereadores a partir de 2025 Imagem por Secom / Câmara Municipal e Texto por Adriano Castor / Jornal Z Norte
  • 03/11/2022 às 14:20
  • Atualizado 03/11/2022 às 14:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Câmara dos vereadores de Sorocaba aprovou em segunda discussão o aumento do número de cadeiras dos representantes do legislativo para a próxima legislatura. O Projeto de emenda a lei orgânica do município já tinha sido votado em primeira discussão na última terça-feira (01) e teve a sua aprovação em segunda discussão nesta quinta-feira (03). 

Na justificativa do projeto, consta que a cidade de Sorocaba cresceu e desenvolveu a duas décadas e a Câmara não acompanhou essa evolução com o número de representantes.

“O número de vinte cadeiras à Câmara Municipal de Sorocaba foi definido em nossa Lei Orgânica há 18 anos, restando evidente que em aproximadamente duas décadas, a cidade cresceu e se desenvolveu, sendo imprescindível que sua representatividade junto ao Parlamento também acompanhe essa evolução”, diz a justificativa do Projeto. 

Ainda segundo a justificativa do projeto, a mesa diretora afirma que o número de cadeiras que está sendo proposto, não atinge o limite máximo estabelecido na Constituição Federal, que é de 27 vereadores. 

A sessão foi extremamente confusa por conta de muitos manifestantes que estiveram no auditório da câmara protestando contra o chamado “pacote de bondades” (que inclui o aumento de vereadores e o pagamento de 13º salário dos vereadores para a próxima gestão) 

Em uma votação muito rápida e sem qualquer discussão ou discurso nessa quinta-feira, o projeto foi aprovado com 15 votos favoráveis e 5 votos contrários. A votação foi realizada no painel e precisava de 2/3 para ser aprovada (ou seja, 14 vereadores).

Votaram A FAVOR do aumento do número de cadeiras dos vereadores: 

Claudio Sorocaba (PL), 

Fábio Simoa (Republicanos),

Cristiano Passos (Republicanos),

Silvano Junior (Republicanos), 

Iara Bernardi (PT),

Francisco França (PT), 

João Donizeti (PSDB), 

Fausto Peres (Podemos)

Péricles Régis (Podemos), 

Salatiel Hergesel (PDT)

Aith (PRTB),

Rodrigo do Treviso (União Brasil),

Cícero João (PSD), 

Fernando Dini (MDB),

Dylan Dantas (PSC).

 

Votaram CONTRA: 

Vitão do Cachorrão (Republicanos),

Luis Santos (Republicanos), 

Fernanda Garcia (PSOL), 

Ítalo Moreira (PSC), 

Dr. Hélio Brasileiro (PSDB). 

 

Como se trata de matéria privativa do legislativo, cabe apenas a sanção em diário oficial pelo Presidente da Câmara, o vereador Claudio Sorocaba (PL) sancionar o projeto que ele passa a ter validade a partir das próximas eleições, ou seja, em 2025.

CLIQUE AQUI E VEJA OS PROTESTOS NA HORA DA VOTAÇÃO!