Roberto Freitas leva demandas da educação à secretário às vésperas do retorno às aulas
Vereador cobrou prioridade na manutenção das escolas e cumprimento de lei que prevê matrícula de irmãos na mesma unidade escolar
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 05/02/2026 às 12:07
- Atualizado 05/02/2026 às 12:07
Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, mais de 60 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de ensino, o que motivou o vereador Roberto Freitas (PL) a solicitar uma reunião com o secretário de Educação, Fernando Marques, para discutir demandas como infraestrutura das escolas, merenda, transporte e vagas remanescentes.
Segundo Freitas, a prioridade da secretaria deve ser preparar os prédios para receber os alunos. “Atualmente temos 170 próprios municipais e estamos recebendo denúncias de que alguns ainda não estão adequados para receber as crianças, pois precisam de reformas ou estão com o mato muito alto, o que representa um perigo muito grande, já que a cidade vive um surto de escorpiões e é claro que os pais ficam preocupados”, afirmou o vereador na tribuna da Câmara, na última sessão.
Após a cobrança do vereador, o secretário informou que cerca de 80% das escolas já receberam roçagem e que há uma equipe trabalhando prioritariamente nas unidades escolares. “Temos ainda diversas escolas com problemas sérios no telhado e essa também deve ser uma prioridade da secretaria”, afirmou.
Matrícula de irmãos – Outro tema levantado na reunião, segundo o vereador, foram as vagas remanescentes nas escolas. Roberto Freitas cobrou o cumprimento da Lei nº 13.311/2025, de sua autoria, que garante a matrícula de irmãos na mesma unidade da rede pública municipal de ensino. “Eles garantiram que este ano estarão cumprindo a lei”, ressaltou.
Por fim, o vereador debateu com a equipe da Sedu sobre gargalos e segurança do transporte escolar e ainda sobre o atendimento a alunos com o Transtorno do Espectro Autista. “Nós cobramos que este seja um ano melhor para crianças com TEA”, finalizou.