Raul Marcelo cobra transparência e reativação total das unidades do Sabe Tudo em Sorocaba

Raul Marcelo cobra transparência e reativação total das unidades do Sabe Tudo em Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 21/05/2025 às 13:48
  • Atualizado 21/05/2025 às 13:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (21), um requerimento com 12 perguntas direcionadas à Prefeitura de Sorocaba, cobrando a reativação das 32 unidades do programa Sabe Tudo. O parlamentar, além de fazer a cobrança recentemente na tribuna do Legislativo sorocabano, quer saber se as oito unidades anunciadas em 2023 realmente voltaram a funcionar e em que condições estão operando.

O programa, que no passado chegou a contar com 32 unidades espalhadas pela cidade, oferecia inclusão digital, reforço escolar, oficinas educativas e cursos profissionalizantes, beneficiando especialmente crianças, adolescentes e idosos. Após anos de abandono, os prédios se deterioraram, tornando-se alvos de vandalismo e da ação do tempo.

Em fevereiro de 2023, a Prefeitura de Sorocaba anunciou que as primeiras oito unidades seriam reabertas no segundo semestre daquele ano, anexas a escolas municipais nos bairros Santa Cecília, Vitória Régia, Júlio de Mesquita, Éden, Vila Carol, Jardim Santo Amaro, Vila Hortência e Vila Fiori. No entanto, moradores e membros da comunidade escolar relatam que os serviços não foram plenamente retomados.

"Precisamos de transparência. O Sabe Tudo sempre foi um espaço importante de formação, inclusão digital e apoio pedagógico. Se o programa está voltando, a população precisa saber onde, como e em que condições. Se não está funcionando, precisamos cobrar a retomada imediata das demais unidades", afirma Raul Marcelo.

Além de questionar quais atividades estão sendo oferecidas e se há profissionais exclusivos atuando nas unidades, Raul quer saber se a Prefeitura possui planejamento para reabrir as demais 24 unidades. O vereador também sugere que o programa seja ampliado por meio de parcerias com instituições de ensino, como a Fatec de Sorocaba, a Universidade de Sorocaba (Uniso), o Centro Universitário Facens, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) campus Sorocaba e escolas técnicas, fortalecendo a estrutura pedagógica e tecnológica do Sabe Tudo.

"O ideal é que a Prefeitura ouça as comunidades de cada bairro, entenda suas demandas e reative os Sabe Tudo com atividades que dialoguem com a realidade local. É possível transformar esses espaços em centros de formação digital, cultural e profissional, em articulação com universidades e colégios técnicos da cidade", defende Raul Marcelo.