Rafael Militão presta contas sobre o mandato na TV Câmara
Vereador participou, na tarde desta terça-feira, 5, do programa “Bate-papo com os Vereadores”.

- 06/08/2025 às 12:14
- Atualizado 06/08/2025 às 12:14
O vereador Rafael Militão (Republicanos) participou, na tarde desta terça-feira, 5, do “Bate-papo com os Vereadores”, realizado ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e conduzido pelo jornalista Carlos Garbo. Na entrevista, o parlamentar prestou contas sobre o mandato e as perspectivas de atuação para o segundo semestre no Legislativo.
Apesar de ser morador da Zona Norte, Rafael Militão conta atender demandas de moradores de toda a cidade, sendo que atualmente a principal luta é por uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) no Parque São Bento, visto que a atual unidade já não suporta a número de moradores que buscam atendimentos. “Hoje o Parque São Bento conta com quase 70 mil habitantes, é maior que muitas cidades da Região Metropolitana”, explica. Segundo ele, além da UBS, foram pedidos o retorno da base da GCM (Guarda Municipal), PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros.
Outra iniciativa do vereado é o Projeto de Lei 283/2025, que cria o "Programa Melissa Rosa de Maternidade Humanizada”. Segundo ele, a intenção é promover uma sensibilidade na divisão de vagas em quartos para mães que estão se recuperando de problemas durante o parto não sofram constrangimentos emocionais. “Às vezes, uma mãe que está enfrentando um luto está no mesmo quarto em que uma mãe está comemorando a vida do filho. Não é culpa de ninguém, mas deveria haver essa preocupação”, disse. O projeto leva o nome da filha do parlamentar, que enfrentou situação delicada durante o nascimento.
Rafael Militão falou durante a entrevista sobre a retomada do projeto que determina o plantio de árvore para cada gol anotado durante os campeonatos de futebol no município. Segundo ele, a iniciativa foi criada por indicação e agora deve se tornar um projeto de lei. “Já foram mais de mil árvores plantadas”, contou. O vereador também tratou do pedido de vigilância para os cemitérios municipais, que chegou a ser pauta de uma audiência pública realizada pelo parlamentar. “Uma das notícias positivas é que já estão para ser contratados vigias e monitoramento de segurança por câmeras nos cemitérios, onde acontece muito vandalismo”, afirmou. Ele disse que os centros esportivos e o ginásio municipal também sofrem com o mesmo problema e devem ser focos de nova iniciativa do mandato.
Outra proposta do vereador, apresentada ao Executivo, é a oferta de vale social a cuidadores com mais de 55 anos. De acordo com Rafael Militão, muitas pessoas precisam cuidar de familiares e não podem trabalhar, mas a lei atual restringe a oferta para pessoas até 55 anos, e citou alguns exemplos de munícipes que enfrentam essa dificuldade. O parlamentar também tratou de solicitações para asfaltamento em ruas do Caguaçu, projeto para prevenção de perturbação sonora e atendimento preferencial e concessão de cartão de estacionamento para pessoas ostomizadas.
Ainda em relação aos ostomizados, Rafael Militão pediu a criação de banheiros especiais nos terminais de ônibus. Outras iniciativas abordadas pelo parlamentar foram a possibilidade de “naming rigths” para próprios municipais, com o objetivo de trazer recursos para o município em troca da divulgação de marcas nos prédios púbicos; e o programa “Viaja Atleta”, para que os representantes do esporte sorocabano possam receber recurso para representar a cidade em outras localidades; além do projeto “Criança não se finge”, que proíbe a utilização de bonecos para simulação de maternidade na utilização de serviços públicos.
O programa “Bate-papo com os Vereadores” com o vereador Rafael Militão pode ser conferido, na integra, durante a programação da TV Câmara Sorocaba e também nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).