Rafael Militão defende a contratação de vigias e monitoramento nos cemitérios públicos de Sorocaba

O vereador defendeu medidas emergências para inibir as depredações frequentes dos cemitérios públicos

Rafael Militão defende a contratação de vigias e monitoramento nos cemitérios públicos de Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 21/05/2025 às 13:20
  • Atualizado 21/05/2025 às 13:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Rafael Militão (Republicanos), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 20, defende a contratação de vigias e a implantação de sistema de monitoramento nos cemitérios públicos. O assunto também foi tema de recente audiência pública realizada pelo vereador.

“São frequentes os relatos de vandalismo, depredação, furtos de materiais metálicos, violação de túmulos e a presença de usuários de entorpecentes nos cemitérios públicos da cidade”, afirma Militão. O vereador enfatiza que tais ocorrências geram transtornos e revolta por parte dos familiares de pessoas sepultadas nos cemitérios públicos, pois configuram “grave violação do direito à memória e ao respeito aos espaços funerários”.

“Precisamos de segurança permanente nos cemitérios municipais, seja por meio da presença de vigias fixos, seja por meio de sistemas de videomonitoramento, como forma de coibir crimes e preservar o patrimônio público e particular”, sustenta Rafael Militão, que indaga ao Executivo se há vigias fixos ou ronda preventiva operando regularmente nos cemitérios públicos da cidade.

Segundo Militão, o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa, já informou que há uma previsão, no orçamento do próprio ano, para implantação desse sistema de segurança nos cemitérios públicos. “Mas diante da gravidade da situação, estamos indagando se não é possível implantar essa vigilância de forma emergencial, nem que seja de forma paliativa”, afirmou o vereador, observando que a medida irá evitar o custo com para recuperar os cemitérios das depredações recorrentes.