Presidente da Câmara convida população para audiência pública sobre o Trem Intercidades

O vereador Luis Santos (Republicanos) ressalta a importância do projeto, que será tema da audiência requerida pela Secretaria de Parcerias do Estado

Presidente da Câmara convida população para audiência pública sobre o Trem Intercidades Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 21/05/2025 às 13:03
  • Atualizado 21/05/2025 às 13:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Projeto do Trem Intercidades – estabelecendo o serviço público de transporte de passageiros sobre trilhos no Eixo Oeste do Estado de São Paulo, contemplando Sorocaba – será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada no dia 26 de maio (segunda-feira próxima), às 11 horas.

O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos), autor de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 20. A audiência pública foi agendada a pedido da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo. “Será a primeira audiência pública relacionada ao Trem Intercidades, uma aspiração de muitos anos”, afirmou o parlamentar.

Luis Santos lembrou que o Trem Intercidades é uma luta antiga e conta que já esteve na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em São Paulo, discutindo o assunto. “Conseguimos, na época, que a Estação de São Roque fosse inserida na linha do Trem Intercidades, pois a microrregião de São Roque é uma região turística muito forte e precisava ser contemplada”, lembra.

Segundo Luis Santos, a expectativa é que, com o Trem Intercidades, Sorocaba volte a ter transporte de passageiros por via férrea. “A estimativa é que tenhamos cerca de 50 mil passageiros por dia. É um trem moderno, com uma velocidade média de 140 km por hora e, dependendo das circunstâncias, fará o percurso entre 45 e 60 minutos. Tudo isso vai resultar num grande salto para a nossa região”, afirmou o presidente do Legislativo sorocabano.

O vereador observou que a audiência pode ser também uma oportunidade para se questionar a Secretaria de Parcerias do Estado sobre o sistema de pedágios, mas adiantou que não há confirmação da presença do titular da pasta, o secretário Rafael Benini. “Vamos esperar que esteja”, acrescentou Luis Santos, ressaltando que a equipe técnica da secretaria estadual estará presente para responder aos questionamentos sobre o Trem Intercidades.