Música gospel torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba

É o que estabelece lei do vereador Cristiano Passos publicada no Jornal do Município

Música gospel torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 10/01/2025 às 12:14
  • Atualizado 10/01/2025 às 12:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Fica instituída a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Sorocaba. É o que estabelece a Lei n° 13.118, de 8 de janeiro de 2025, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), publicada no Jornal do Município.

Na justificativa da lei, Cristiano Passos observa que a música pode ser considerada um patrimônio cultural devido à sua importância histórica para a cultura de uma região, e destaca que a música gospel faz parte dessa tradição musical, com vários estilos e nomes variados, mas com uma mesma essência – louvar a Deus.

O vereador explica que, “como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel variam de acordo com a cultura e o contexto social” e destaca que “seu objetivo principal é a evangelização, ou seja, que as pessoas confraternizem e conheçam a palavra de Deus”. Observa, ainda, que “eventos envolvendo esse gênero musical se espalham pelo país, com um número cada vez maior de adeptos, e reúnem o prazer de uma bela música com as informações e conhecimentos religiosos”.