Jussara Fernandes defende mutirão de castração de cães e gatos pela Secretaria do Meio Ambiente

A vereadora enfatiza que a castração é fundamental para a saúde pública, o bem-estar animal e a redução do abandono

Jussara Fernandes defende mutirão de castração de cães e gatos pela Secretaria do Meio Ambiente Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 21/05/2025 às 12:37
  • Atualizado 21/05/2025 às 12:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A política pública de castração de cães e gatos pela Secretaria do Meio Ambiente foi objeto de requerimento da vereadora Jussara Fernandes (Republicanos), destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 20. A vereadora ressaltou a importância do controle populacional de animais domésticos para a saúde pública, o bem-estar animal e a redução do abandono.

“Muitas pessoas relatam dificuldade para agendar as castrações e também se queixam quanto à demora para a realização efetiva da cirurgia”, afirma Jussara Fernandes, enfatizando que “a cirurgia de castração é indubitavelmente a ação mais efetiva de controle populacional dos animais, reduzindo, com isso, o abandono de animais”.

A vereadora aponta a falta de mutirões de castração na cidade e defende que os mutirões de castração sejam levados para os bairros, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de levar seus animais para castração. “É preciso ampliar as ações de castração como estratégia efetiva para o controle populacional de cães e gatos em Sorocaba”, afirma Jussara Fernandes, observando que falta recurso financeiro para a castração.

Por meio de seu requerimento, Jussara Fernandes indaga quantas castrações de cães e gatos têm sido realizadas mensalmente pelo Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e qual o total de castrações dos anos de 2025 (até o momento) e 2024. Também indaga se existem planos ou projetos para a realização de novos mutirões de castração e quais os cronogramas e áreas previstas.

Jussara Fernandes também indaga se há parcerias com ONGs, clínicas veterinárias ou outras instituições para ampliar a cobertura dessas ações e que recursos financeiros e materiais estão disponíveis atualmente para apoiar esses mutirões. Também indaga qual a dotação orçamentária prevista para essa finalidade na Lei Orçamentária Anual deste ano e qual o valor empenhado.