Italo Moreira Propõe Lei de Internação Involuntária de Pessoas em Situação de Rua que Tenham Dependência Química

Italo Moreira Propõe Lei de Internação Involuntária de Pessoas em Situação de Rua que Tenham Dependência Química Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 28/02/2024 às 19:25
  • Atualizado 28/02/2024 às 19:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em um movimento audacioso para enfrentar as questões de saúde mental e dependência química entre a população em situação de rua, o vereador Ítalo Moreira apresentou à Câmara Municipal de Sorocaba o Projeto chamado "Lei de internação involuntária de pessoas em situação de rua que tenham dependência química", que visa a implementação de um programa de internação humanizada. Este projeto se alinha às diretrizes das legislações federais sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais e a política nacional sobre drogas, representando um esforço integrado para oferecer assistência adequada a este segmento vulnerável da população.

A proposta legislativa de Moreira regulamenta, no contexto municipal, a Lei Federal n. 10.216, de 2001 e a Lei Federal n. 11.343, de 2006, que respectivamente dispõem sobre a proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e instituem o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. O projeto coloca um foco especial na internação humanizada, a qual pode ser realizada com ou sem o consentimento do indivíduo, mas sempre sob estritas condições que garantam o respeito à sua dignidade e ao seu bem-estar.

O texto enfatiza a importância de um tratamento que não apenas busque a recuperação da saúde física e mental dos indivíduos, mas que também promova sua reinserção na família, no trabalho e na comunidade. Para isso, a proposta prevê um acompanhamento por um time multidisciplinar, capaz de oferecer um atendimento integral e especializado, considerando as particularidades de cada caso.

Um ponto de destaque é a disposição que permite a internação sem o consentimento do paciente, em casos justificados, o que levanta importantes discussões sobre o equilíbrio entre a autonomia individual e a proteção da saúde pública. Essa medida é complementada pela exigência de comunicação ao Ministério Público e outros órgãos competentes, garantindo a fiscalização e o controle dessas ações.

O projeto também aborda a necessidade de preparação para a reintegração social dos indivíduos tratados, incluindo a oferta de programas técnicos profissionalizantes e apoio para reinserção no mercado de trabalho. Além disso, contempla assistência financeira e logística para o paciente e seus familiares, visando fortalecer os laços familiares e facilitar o processo de recuperação.

Se aprovado, o projeto de lei do vereador Ítalo Moreira marcará um passo significativo na abordagem da questão da dependência química e transtornos mentais em Sorocaba, oferecendo um modelo de cuidado que busca equilibrar a necessidade de intervenção com o respeito aos direitos e à dignidade dos indivíduos afetados.