Inaugurado Ecoponto em Brigadeiro Tobias a pedido do vereador Fábio Simoa

Inaugurado Ecoponto em Brigadeiro Tobias a pedido do vereador Fábio Simoa Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 01/10/2025 às 15:45
  • Atualizado 01/10/2025 às 15:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nesta terça-feira (30) foi inaugurado o quinto EcoPonto em Brigadeiro Tobias, localizado na Rua José Sarti (final da rua). A melhoria era aguardada e foi solicitada pelos moradores de toda região e pelo vereador Fabio Simoa (Republicanos) ao poder executivo.

Os Ecopontos (Pontos Ecológicos de Pequenos Volumes) foram instalados e gerenciados pela administração municipal de Sorocaba e possuem o objetivo de minimizar os despejos de entulho em locais impróprios, como nos fundos de vales e córregos, terrenos baldios e vias públicas.

 A Prefeitura de Sorocaba conta com cinco Ecopontos, onde o munícipe pode descartar até 1m³ de materiais/entulhos. As pessoas podem depositar gratuitamente no local até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos. Volumes maiores demandam a contratação do serviço de caçambas particulares ou a contratação de uma empresa licenciada para fazer o descarte no Aterro de Resíduos Inertes. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (SEMA) reforça que não será permitido o descarte de resíduo domiciliar, óleo automotivo e seus frascos, podas e vegetação, lixo hospitalar, lâmpadas, gesso, tintas, pneus, animais mortos e sucata de veículos. 

Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas com a Divisão de Limpeza Urbana da SEMA, de segunda a sexta--feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2358 ou pelo email: dlur@sorocaba.sp.gov.br.