Fernando Dini fala sobre defesa da mulher, segurança pública e proteção aos animais na Rádio Câmara
O vereador também discorreu sobre riscos do transporte irregular de cargas e mais segurança na Zona Leste, entre outras temas

- 23/04/2025 às 12:11
- Atualizado 23/04/2025 às 12:11
Conscientização sobre os riscos do transporte irregular de cargas, campanha “Dezembro Verde” contra o abandono de animais e políticas públicas voltadas para a proteção e defesa dos direitos das mulheres foram algumas das questões abordadas pelo vereador Fernando Dini (PP) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na terça-feira, 22, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato, como o reforço na segurança pública na cidade, especialmente na Zona Leste e na Zona Norte.
Reeleito para seu quarto mandato consecutivo, além de ter sido presidente da Câmara e secretário municipal de Segurança Pública, o vereador Fernando Dini, na atual legislatura, preside a Comissão de Segurança Pública e integra a Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. O parlamentar destacou que faz questão de se pautar pela transparência, por meio de uma atuação participativa, sob o escrutínio da população, e destacou que seu mandato parlamentar é marcado pela defesa dos direitos dos mais vulneráveis, como mulheres, crianças, idosos e animais.
Transporte de cargas – Fernando Dini falou sobre o Projeto de Lei nº 284/2024, de sua autoria, que institui no calendário oficial de Sorocaba o Dia Municipal de Orientações Sobre os Riscos de Transportes de Cargas, a ser realizado dentro da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, que acontece anualmente na semana que abarca o dia 27 de julho. O projeto, aprovado em definitivo logo após a entrevista do vereador, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de sinistros de trânsito em especial durante o transporte de cargas.
Dini lembrou o trágico acidente que ocorreu em 18 de novembro de 2024, na Avenida Dom Aguirre, na região do Parque das Águas, quando o motofretista Caíque Paula Santos Andrade Inácio acabou morto num acidente aos 28 anos, provavelmente causado por uma carga de vidros mal acomodada na caçamba de um veículo. “Caíque era um pai jovem, que deixou duas crianças e uma mãe desamparada”, lamentou o vereador, ressaltando a importância de se discutir os riscos dos transportes de cargas a fim de implantar medidas preventivas que evitem esse tipo de acidente, muitas vezes fatal.
Defesa da mulher – Uma das bandeiras de Fernando Dini é o combate à violência contra a mulher. Além de idealizador da Secretaria da Mulher e de ter implantado o “Botão do Pânico” quando secretário de Segurança Pública, o vereador é autor de várias propostas em defesa das mulheres, como a criação do auxílio-aluguel para a mulher vítima de violência, para que ela possa reconstruir sua vida distante do agressor. Para Dini, Sorocaba se destaca por grandes ações em defesa das mulheres, mas precisa de aperfeiçoamento nesse sistema. “Sorocaba conta com uma rede protetiva que funciona de diversas formas, mas muitas vezes elas não se comunicavam. Então, a Secretaria da Mulher veio num momento muito importante para unir as forças de todas essas instituições em defesa da mulher”, afirmou.
O vereador defendeu que a implantação de uma Delegacia da Mulher na Zona Norte. “A maioria dos casos de violência contra a mulher, inclusive os feminicídios, acontecem na Zona Norte, mas a Delegacia da Mulher fica na Zona Sul. Como é que uma mulher que apanha, que está machucada, sai da Zona Norte para pegar um ônibus para chegar à Zona Sul, tendo de percorrer cerca de 15 quilômetros? Então, estamos lutando para que também seja implantada uma Delegacia da Mulher na Zona Norte, assim como lutamos pelo Conselho Tutelar naquela região”, enfatizou Dini, observando que os equipamentos públicos devem estar à disposição para acolher as vítimas de violência da forma mais célere possível.
Segurança pública – A segurança pública também foi abordada pelo vereador na entrevista, com ênfase na Zona Leste. “Conquistamos uma base da GCM no Parque dos Espanhóis, mas estamos lutando pela volta da Companhia da Polícia Militar na Zona Leste, que compreende aproximadamente 33 bairros e tem a segunda maior população da cidade”, ressalta. O vereador observa que a região vem sofrendo com pequenos furtos de fios, de torneiras, até de placas com o número da casa. “Então, precisamos da volta da 4ª Companhia para a Zona Leste, um processo que está em andamento, assim como o reforço da base da Guarda Municipal no Parque dos Espanhóis”, destacou.
Na área da saúde, o vereador chamou atenção para o crescimento alarmante de casos de dengue em Sorocaba e, entre outras medidas para combater o problema, defendeu a aplicação de lei que prevê o IPTU progressivo, que penaliza proprietários de imóveis abandonados ou malcuidados. “A pessoa não cuidou, paga mais, continua sem cuidar, paga mais ainda”, explicou. A medida busca responsabilizar os moradores pelo controle dos focos do mosquito transmissor da doença. Dini também falou sobre o espetáculo da Paixão de Cristo na Vila Assis, que completa 50 anos e é uma tradição cultural da qual participa desde sua infância. “É muito importante que essa história seja perpetuada, principalmente com as crianças que estavam lá”, disse.
Proteção dos animais – Por fim, o vereador discorreu sobre outra de suas bandeiras, que é a proteção dos animais. O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 31/2025, que institui a Campanha “Dezembro Verde” contra o abandono de animais e já foi aprovado em primeira discussão. O projeto inclui no calendário oficial do município o mês “Dezembro Verde”, dedicado à campanha de combate aos maus-tratos e abandono de animais e de promoção da adoção e posse responsável. “Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser ato cruel que pode condenar o animal à morte. Além disso, a campanha irá promover feiras de adoção e mutirões de castração”, explica.
O vereador aproveitou o tema para divulgar um mutirão de castração que será realizado no Parque dos Espanhóis, nos dias 16 e 17 de maio (uma sexta-feira e um sábado), das 8 às 17 horas. As inscrições, abertas a toda a população, devem ser feitas no dia 9 de maio, das 9 às 17 horas, no Parque dos Espanhóis. “Além da castração, da roupa cirúrgica e do remédio pós-operatório, teremos ainda a microchipagem desses animais, para identificação dos animais, o que facilita na hora de encontrar, por exemplo, um animal perdido”, explicou Fernando Dini, que agradeceu o deputado estadual Vitão do Cachorrão pela emenda parlamentar que possibilitou a realização do mutirão de castração com 400 cirurgias. A entrevista do vereador está disponível na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).