Dylan Dantas propõe projeto de lei para valorizar grupos de escoteiros em Sorocaba

Proposta prevê realização de ações e programas por parte do Poder Público para incentivar o escotismo no município

Dylan Dantas propõe projeto de lei para valorizar grupos de escoteiros em Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 24/07/2023 às 15:51
  • Atualizado 24/07/2023 às 15:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de valorizar e fomentar as atividades de escotismo em Sorocaba, o vereador Dylan Dantas (PL) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal que institui políticas públicas direcionadas aos grupos escoteiros, reconhecendo-os como agentes de educação não-formal e formação integral de crianças, adolescentes e jovens. 

A proposta prevê que o Poder Público, em conjunto com os órgãos competentes, promova ações e programas para incentivar a criação, desenvolvimento e manutenção de grupos de escoteiros no município. Entre as medidas propostas, está a disponibilização de espaços públicos adequados para a realização das atividades dos grupos, como áreas verdes, praças e equipamentos esportivos. Além disso, campanhas de divulgação serão promovidas para sensibilizar a população sobre a importância do escotismo, visando a atração de novos integrantes e voluntários. 

Outra diretriz do projeto é incentivar a participação dos grupos de escoteiros em eventos cívicos, culturais, esportivos e ambientais do município, como desfiles, festivais, mutirões de limpeza e ações de preservação. Além disso, o Poder Público poderá estabelecer convênios com entidades escoteiras reconhecidas nacionalmente, visando o fortalecimento dos grupos locais. 

Fundado em 1907 pelo militar inglês Robert Baden-Powell (1857-1941), o escotismo é um movimento educacional que visa o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de atividades ao ar livre, trabalho em equipe e aprendizado de valores cívicos, sociais e ambientais. “Baseado na camaradagem e autodisciplina, o escotismo proporciona experiências enriquecedoras, preparando os jovens para a vida em sociedade, incentivando a cidadania ativa e formando líderes responsáveis e engajados com o bem-estar da comunidade”, explica o vereador Dylan Dantas.