Audiência pública discute proposta de proibição de participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LBGTQIA+

Evento será realizado no dia 17 de março, às 17h, no plenário da Câmara, por iniciativa da vereadora Tatiane Costa (PL).

Audiência pública discute proposta de proibição de participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LBGTQIA+ Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 13/03/2025 às 16:12
  • Atualizado 13/03/2025 às 16:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Câmara Municipal de Sorocaba realiza, no próximo dia 17 de março, uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 134/2025, de autoria da vereadora Tatiane Costa (PL), que trata da proibição de participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LBGTQIA+. O evento, com início programado para às 17h, é aberto à população e contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

De acordo com o texto da proposta, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ se tornou local de prática de exposição do corpo, com constante imagem de nudez, simulação de atos sexuais e manifestações que resultam em intolerância religiosa. A vereadora também destaca que existe presença exagerada do consumo de bebidas alcoólicas, as quais, são não apenas liberadas, mas tem seu consumo incentivado.

“Pode-se verificar diversas imagens que comprovam que o ambiente dos desfiles é completamente insalubre às crianças e aos adolescentes, que se encontram em relevante processo de lapidação moral, que projeta sua personalidade e sua capacidade de inter-relacionamento social”, afirma a parlamentar na justificativa do projeto.

A proposta de lei diz que a obrigação de garantir a ausência de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Município de Sorocaba é solidária entre os realizadores do evento, patrocinadores e dos pais ou responsáveis pela criança, sendo que o descumprimento da lei pode acarretar  multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) aos organizadores do evento e de R$ 5.00,00 (Cinco Mil Reais) aos responsáveis pela criança.