Alexandre da Horta defende a causa animal em entrevista à Rádio Câmara

Vereador também discorreu sobre outras ações iniciais de seu primeiro mandato e demandas da Vila Haro e região

Alexandre da Horta defende a causa animal em entrevista à Rádio Câmara Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 16/04/2025 às 15:43
  • Atualizado 16/04/2025 às 15:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em sua primeira participação no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao ar nesta quinta-feira, 15, o vereador Alexandre da Horta (Solidariedade) falou sobre as ações iniciais de seu mandato. Na entrevista conduzida por Amanda Mendes e Ana Paula Freire, o vereador também discorreu sobre os seus projetos em defesa dos animais e por melhorias para a região da Vila Haro.

Eleito para seu primeiro mandato com mais 1800 votos, Alexandre da Horta participa das comissões permanentes de Agricultura, Obras e de Direitos da Comunidade Negra. O vereador comentou seu trabalho na horta comunitária da Vila Haro onde, com o apoio da população e de empresários, transformou um antigo lixão da Zona Leste em projeto social, trazendo, inclusive mais segurança para a comunidade.

“Trabalhamos com o pessoal da terceira idade, com hortoterapia. As crianças também vão lá conhecer o espaço, que acaba se tornando um projeto de educação ambiental. É uma área muito arborizada, plantamos mais de 90 árvores, onde era um antigo lixão e o pessoal jogava entulhos e até animais mortos ”, ressaltou.

Causa animal - Durante o bate-papo, o vereador falou sobre algumas das bandeiras de seu mandato, como a causa animal, incluindo a luta pela criação da clínica pública veterinária no Município.  “A gente sabe da dificuldade dos protetores e das pessoas que não conseguem pagar por uma consulta, um exame, e vivem fazendo rifa para conseguir cuidar dos animais”, afirmou.

Entre os projetos já apresentados pelo parlamentar e comentados na entrevista estão a previsão de cartazes no comércio sobre o crime de abandono de animais e de inclusão do tema proteção animal no currículo escolar. O vereador destacou que há muitas demandas na área, mas que as políticas públicas, para serem eficientes, não podem “pular etapas” e precisam passar por conscientização, campanhas de castração e resgate e combate aos maus-tratos.

 “A gente luta pelo hospital, mas, se primeiro a gente não tratar o abandono dos animais de rua, é uma torneira aberta. Então precisamos fazer essa conscientização nas escolas, na comunidade, para que as pessoas não abandonem os cachorros, não pratiquem maus tratos”, afirmou. O vereador também defendeu um plano permanente de castração, de forma descentralizada, nos bairros da cidade.

Reforma da UBS Além da causa animal, Alexandre da Horta falou sobre diversas outras ações de seu mandato, incluindo conquistas para a região da Zona Leste, como o anúncio da reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Haro, que atende não só os moradores locais, como toda a região, que abrange bairros como o Jardim Gonçalves, Vila Rica e Parque Três Meninos, entre outros.

“Tivemos a sinalização da prefeitura de que haverá a reforma e agora estamos lutando pelo atendimento 24 horas, não especificamente ali na UBS, porque o espaço não comporta, mas que aquela região seja contemplada. Estamos na expectativa de que saia logo”, pontuou.

Por fim, Alexandre da Horta falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo junto ao Executivo visando acabar com as enchentes nas avenidas Washington Luís e Barão de Tatuí. O vereador lembrou a grande inundação que atingiu a Capela de João de Camargo e o Hospital Gpaci.

“Fizemos uma reunião com o Saae e a ideia é fazer uma bacia de contenção próximo à marginal ou mesmo em frente ao hospital, onde tem uma praça, para que não tenhamos outra experiência triste como essa”, citou. A entrevista completa com o vereador Alexandre da Horta pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.