ACSO aponta Natal aquecido: 89,9% pretendem fazer compras; economia deve movimentar até R$ 340 milhões, com ticket médio na faixa de R$ 250

ACSO aponta Natal aquecido: 89,9% pretendem fazer compras; economia deve movimentar até R$ 340 milhões, com ticket médio na faixa de R$ 250 Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 16/12/2025 às 15:57
  • Atualizado 16/12/2025 às 15:57
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O Natal de 2025 promete ser um dos mais positivos dos últimos anos para o comércio e os serviços. Pesquisa realizada pela Athon Soluções para a ACSO aponta alto otimismo e forte intenção de compra: 89,9% dos consumidores que compraram no ano passado afirmam que pretendem repetir as compras nesta época, reforçando a solidez do consumo natalino na cidade.

 A projeção é de uma movimentação econômica entre R$ 250 milhões e R$ 340 milhões no período, consolidando Sorocaba como um dos principais polos regionais de consumo. O ticket médio por compra deve ficar entre R$ 180 e R$ 250, com destaque para gastos acima de R$ 251, faixa que concentra a maior parte das intenções de consumo para o Natal de 2025.

 Entre os produtos mais procurados pelos consumidores sorocabanos, lideram moda e acessórios, seguidos por eletrônicos e perfumaria/cosméticos. A pesquisa mostra, ainda, que a maioria das compras será realizada a pelo menos dez dias do Natal, indicando um comportamento mais planejado e favorável ao comércio que investir em campanhas de antecipação e variedade de produtos.

 A forma de pagamento preferida também revela um cenário positivo para o varejo. O cartão de crédito parcelado lidera as intenções, sendo a escolha de 44,5% dos consumidores, seguido pelo Pix, com 22,3%. O cartão de crédito à vista também aparece com relevância, reforçando a importância de oferecer múltiplas opções de pagamento para facilitar a decisão de compra.

 Outro destaque do levantamento é o perfil do consumidor: predominantemente adultos acima de 30 anos, com foco em qualidade, conveniência e boa experiência de compra. Além dos presentes, há intenção de gastos adicionais com ceias, viagens e manutenção da casa, o que amplia as oportunidades para o comércio e os serviços locais durante o período natalino.

 Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, o cenário é bastante favorável. “Os dados mostram que o consumidor está confiante, disposto a comprar e a gastar mais no Natal de 2025. Isso cria uma grande oportunidade para o comércio local, que pode se beneficiar ao oferecer bons produtos, condições facilitadas de pagamento e uma experiência de compra diferenciada, valorizando cada vez mais o nosso comércio”.