Secretário Derrite recebe medalha Capitão Alberto Mendes Júnior e destaca legado deixado por PM

A entrega da honraria é feita em homenagem ao PM que morreu em 10 de maio de 1970, vítima de uma emboscada

Secretário Derrite recebe medalha Capitão Alberto Mendes Júnior e destaca legado deixado por PM Imagem por Divulgação/Polícia Militar e Texto por SSP
  • 11/05/2023 às 15:33
  • Atualizado 11/05/2023 às 15:33
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, foi homenageado na manhã desta quarta-feira, dia 10, com medalha Capitão PM Alberto Mendes Júnior do Comando de Policiamento de Choque (CPChq). A entrega foi realizada durante cerimônia na sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), na região da Luz, centro da Capital. 

"A materialização desta solenidade deixar claro que não nos esquecemos dos nossos verdadeiros heróis. Alberto Mendes Júnior cumpriu o juramento quando ingressou na Polícia Militar. Seu legado jamais será esquecido. O que vocês fazem diariamente é seguir o exemplo desse herói”, destacou o secretário ao exaltar o ato heroico do PM. 

Tradicionalmente nesta data, o CPChq homenageia os familiares do capitão Alberto Mendes Júnior, considerado um símbolo de heroísmo da Polícia Militar. O PM, em cumprimento de seu dever, em 10 de maio de 1970, foi vítima fatal, aos 23 anos, de uma emboscada por um grupo de guerrilheiros. 

"É uma medalha de comando de policiamento de choque justa e merecida. Que a missão de Alberto Mendes Júnior jamais seja esquecida. Honrem esse legado, não foi fácil construir”, discursou o coronel Cássio Araújo, comandante-geral da PM, que também recebeu a honraria.

O delegado-geral da Polícia Civil, dr. Artur Dian, também foi agraciado. Além dele, 60 pessoas, entre civis e militares, foram agraciadas com a medalha. 

Sobre CPChq

O Comando de Policiamento de Choque (CPChq) é atualmente composto por cinco batalhões (BPChq), mais o Regimento 9 de Julho, conhecido como Cavalaria. Juntos, são responsáveis pela execução, em todo o estado, de atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, ações de controle de multidões e ações especiais de polícia.