Delegacia Seccional de Sorocaba realiza um total de 301 operações e prende 1001 pessoas ao longo de 2024

O balanço foi divulgado pelo delegado seccional, José Humberto Urban Filho, e inclui ainda a apreensão de 359 quilos de drogas

Delegacia Seccional de Sorocaba realiza um total de 301 operações e prende 1001 pessoas ao longo de 2024 Imagem por Jornal Z Norte e Texto por Redação / Jornal Z Norte
  • 08/01/2025 às 16:25
  • Atualizado 08/01/2025 às 16:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Delegacia Seccional de Sorocaba, responsável por 18 cidades na região, realizou ao longo de 2024 um total de 301 operações policiais e ações que resultaram na prisão de 1001 pessoas e incluem presos em flagrante delito, em cumprimento de mandados de prisão e adolescentes apreendidos e envolvidos em delitos de menor potencial ofensivo. O resultado reflete em quase uma operação policial por dia em Sorocaba e região. Além disso, o órgão foi o responsável pela apreensão de 359 quilos de drogas, 58 armas de fogo e incineração de 1,9 toneladas de entorpecentes. Para este ano de 2025, a Seccional deverá intensificar suas ações e planeja uma modernização e estruturação dos Departamentos de Polícia (DPs).

O balanço foi apresentado pelo delegado seccional de Polícia de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (8), na sede da instituição policial. A Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba é responsável por 18 cidades na região. Além do município sede, fazem parte da área de cobertura policial Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Tapiraí, Tietê e Votorantim.

O delegado José Humberto Urban Filho retomou o cargo uma vez que havia se afastado, a pedido, para realizar o CSP (Curso Superior de Polícia), na Academia de Polícia Civil em São Paulo. Durante esse período a Seccional estava sob o comando do delegado Luís Antônio Lara.

De acordo com o relatório apresentado, das 1001 pessoas presas, 510 foram por meio de mandado, sendo que outras 385 foram presas em flagrante, além de 46 adolescentes apreendidos. Ainda de acordo com o relatório, ao longo de um ano, a Polícia Civil da região recuperou 45 veículos.

O Delegado citou como exemplo as ações realizadas entre os dias 20 e 27 de dezembro, em que a Polícia Civil, por meio das unidades subordinadas à Delegacia Seccional de Sorocaba, prendeu 12 adultos e apreendeu um menor em ações de combate ao crime e cumprimento de mandados de prisão. Durante as operações, foram apreendidas porções de cocaína, armas de fogo, um simulacro, coldres, munições, aparelhos celulares, um veículo Honda Fit e R$ 3.685,00 em dinheiro.

“Quero agradecer imensamente ao doutor Lara, que conseguiu comandar imensamente bem a nossa Delegacia Seccional. Estes números que estamos apresentando aqui dizem muito em relação ao comando do Doutor Lara, que nesse período esteve sobre seu comando. Quero dizer que estamos atuando fortemente no combate ao crime organizado, focando cada vez mais na inteligência.  Essa atuação tem refletido nesses resultados expressivos que estamos apresentando e que demonstra o trabalho da nossa equipe policial”, ressaltou Urban.

De acordo com o balanço ainda foram esclarecidos 2.563 casos, além de cumprir um total de 1.489 medidas protetivas  e 10.713 inquéritos concluídos. Nesse período foram feitos à Justiça 2.266 pedidos de quebra de sigilo telefônico e outros 701 pedidos de quebra de sigilo fiscal ou bancário.

Os Núcleos Especiais Criminais (Necrim) realizam 423 audiências, alcançando 321 conciliações — efetividade de 75,71%, segundo destacou Urban Filho.

O delegado seccional destacou ainda os desafios e prioridades para este ano, que segundo ele, serão focados nos combates aos crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e crime organizado.  “Essas estratégias já foram traçadas nos meses finais de 2024 e que agora vamos intensificar. Outra prioridade nossa será a estruturação dos nossos departamentos de polícia, com foco em prestar um auxílio ainda maior ao cidadão, com a modernização e adoção de outros serviços que vamos anunciar em breve”, destacou, ressaltando ainda que a Delegacia da Mulher, a DDM, também terá uma atenção especial, inclusive no que se refere à mudança do local, uma vez que atualmente funciona no bairro Campolim.