Casal suspeito de ser “falsos dentistas” é investigado em Sorocaba

Os suspeitos realizavam procedimentos odontológicos invasivos, sem a devida habilitação legal, ludibriando as vítimas e cobrando valores elevados por tratamentos que sabiam não serem capazes de realizar.

Casal suspeito de ser “falsos dentistas” é investigado em Sorocaba Imagem por Divulgação / Polícia Civil e Texto por Fernanda Marques / Jornal Z Norte
  • 16/02/2024 às 15:36
  • Atualizado 16/02/2024 às 15:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Um homem de 44 anos, e a companheira, de 35, são investigados pela Polícia Civil suspeitos de exercerem ilegalmente a profissão de cirurgiões-dentistas em Sorocaba . 

A Operação Tiradentes foi deflagrada no começo desse mês após denúncias do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO/SP).

Segundo o Delegado Titular do 3º DP, Mário Ayres, o casal realizava procedimentos odontológicos invasivos, sem a devida habilitação legal, ludibriando as vítimas e cobrando valores elevados por tratamentos que sabiam não serem capazes de realizar.

Os suspeitos teriam usado três endereços diferentes desde outubro do ano passado para realizar os atendimentos. 

A polícia realizou cumprimento de mandado de busca e apreensão no dia 08 de fevereiro em um dos endereços, no Campolim, zona sul da cidade, com apoio da Vigilância Sanitária. 

 Foram localizados e aprendidos diversos objetos, documentos, prontuários de atendimento e equipamentos que comprovam que aqueles locais eram utilizados como clínicas dentárias.

Os locais de atendimento foram autuados e lacrados.

 

O caso

Segundo a polícia, os clientes procuravam pelos serviços e os falsos dentistas prometiam a implantação de próteses, fixas ou removíveis, e realizavam a extração e quando conseguiam, faziam a implantação das próteses.

Após sofrerem com lesões decorrentes dos atendimentos, as vítimas fizeram denúncias ao CRO/SP. 

Os suspeitos devem responder pelos crimes de estelionato, com pena de até 5 anos de reclusão, e lesão corporal dolosa, por causarem eventuais danos estéticos e lesões causadas pelas extrações dentárias, com pena de até 8 anos de reclusão.

Os suspeitos podem ter atuado também em Americana/SP. Mas a investigação será feita pelo terceiro distrito policial de Sorocaba já que as vítimas que registraram boletim são do município e os suspeitos atuaram na cidade.