Prefeitura de Sorocaba regulamenta Lei que institui Política Municipal de Cidades Inteligentes (PCMI) no Município

Prefeitura de Sorocaba regulamenta Lei que institui Política Municipal de Cidades Inteligentes (PCMI) no Município Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 26/10/2023 às 10:18
  • Atualizado 26/10/2023 às 10:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Foi sancionada, nesta quarta-feira (25), no Gabinete do prefeito Rodrigo Manga, no 6º andar do Paço Municipal, a Lei nº 12.900, de 20 de outubro de 2023, que regulamenta a instituição de Política Municipal de Cidades Inteligentes (PCMI) no Município de Sorocaba. Acompanharam a assinatura da Lei pelo prefeito, o secretário municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, e o autor da proposta, o vereador Ítalo Moreira.

A Lei pretende fomentar ações que colaborem com o desenvolvimento de serviços e soluções baseadas na economia do conhecimento e TIC (Tecnologias das Informações e Comunicações), integrando serviços e informações entre órgãos e entidades locais, com foco no estímulo à tecnologia, inovação, empreendedorismo, entre outras atividades.

Sorocaba tem ganhado destaque nessa área, sendo contemplada na lista das “Top 25 Open Cities”, avaliada como uma das cidades mais inovadoras do Brasil. O reconhecimento é parte do ranking “100 Open Startups”, considerado o maior e mais relevante selo do segmento na América Latina. Sorocaba disputou o prêmio com outras 243 cidades e ficou à frente de outros importantes municípios brasileiros, como Recife, Natal, Goiânia e Juiz de Fora. Além disso, conquistou o selo “Connected Smart Cities”, na Categoria Prata, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes.

Outra prova de que Sorocaba segue desenvolvendo políticas importantes nesse âmbito foi a conquista da 26ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, segundo Ranking Connected Smart Cities, além da 9ª posição de mais inteligente e conectada no estado de São Paulo e da 13ª no Sudeste do País.

“A Administração Pública tem realizado, constantemente, ações que vão ao encontro do tema, promovendo o desenvolvimento e o compartilhamento de tecnologias inovadoras. O principal propósito de termos uma cidade inteligente é poder facilitar a vida da população, levando mais segurança e qualidade de vida a todos. Estamos caminhando para que nossa cidade se torne cada dia mais tecnológica e inovadora”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato de assinatura.

De acordo com a Lei, cidade inteligente é definida como um espaço urbano orientado para o investimento em capital humano e social, desenvolvimento econômico sustentável e uso de tecnologias disponíveis, capazes de aprimorar e interconectar serviços e a infraestrutura das cidades. Essas determinações devem ocorrer de modo inclusivo, participativo, transparente e inovador, com foco na elevação da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos.

A regulamentação da PMCI busca proporcionar aumento do exercício da cidadania, garantia de dignidade e bem-estar da população, redução da desigualdade econômica, disseminação da inovação, promoção da educação digital nas escolas e elevação da competitividade, por exemplo.

Em paralelo, a Gestão Municipal publicou, na última semana, o Decreto nº 28.225, autorizando a criação do Comitê Gestor Intersetorial de Fomento, Estudos e Geração do Anuário de Implantação do Conceito de Cidades Inteligentes no Município de Sorocaba. O órgão tem como finalidade estudar, discutir, elaborar e propor ao Poder Executivo estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas apoiadas por infraestrutura, dispositivos, recursos e serviços inteligentes, atividades que promovam o desenvolvimento de Sorocaba no âmbito de Smart Cities, cidades reconhecidas por possuírem inteligência coletiva.