Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participa da 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu

Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participa da 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 21/10/2025 às 11:12
  • Atualizado 21/10/2025 às 11:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participou, ao longo da última semana, da 35ª Conferência Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada entre os dias 13 e 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é reconhecido como o principal encontro nacional dos ambientes de inovação, reunindo incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, universidades, investidores e gestores públicos de todo o País.

Com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, a conferência deste ano reforça a importância da cooperação entre instituições, territórios e agentes de inovação, promovendo painéis temáticos, rodadas de negócios, workshops e apresentações de cases que estimulam a conexão entre ciência, mercado e sociedade.

Com mais de três décadas de história, a Conferência Anprotec é reconhecida como o maior fórum da América Latina voltado à inovação e ao empreendedorismo tecnológico, e continua sendo o ponto de encontro anual de referência para os líderes que constroem o futuro da inovação no Brasil.

Representando o PTS, esteve presente seu presidente, Nelson Cancellara, que também faz parte da Diretoria Estendida da Anprotec para a Região Sudeste do País e é membro da comissão de eleição da sede para a conferência de 2026. No evento, ele participou de painéis e workshops sobre liderança colaborativa, sustentabilidade dos parques, integração entre academia e setor produtivo e modelos de internacionalização de startups.

 

Ainda durante o evento, o presidente do PTS fez a apresentação da cerimônia de escolha da sede para Conferência da Anprotec 2026, que teve em disputa as cidades de Campina Grande (PB) e Manaus (AM), sendo vencedora, por votação dos representantes dos ecossistemas de inovação do Brasil, a cidade de Manaus.

Além disso, o evento ofereceu um espaço privilegiado para trocas de experiências com outros parques tecnológicos e incubadoras de todo o País, promovendo aprendizado e cooperação.

A presença do Parque Tecnológico de Sorocaba no evento, segundo Nelson Cancellara, reforça seu compromisso com a evolução contínua da gestão, da governança e da intensificação dos seus ambientes de inovação.

“Importante destacar que a participação do PTS nesse tipo de evento é fundamental para manter o Parque alinhado às melhores práticas de gestão e inovação do País. Essa troca de experiências fortalece não apenas o nosso ecossistema local, mas também a capacidade de Sorocaba e de toda a nossa Região metropolitana de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento tecnológico e econômico nacional”, ressaltou.

Já a presidente da Anprotec, Adriana Faria, apontou que “a conferência é uma das principais iniciativas da associação para promover o fortalecimento dos ambientes de inovação no Brasil”.

A cada edição, segundo ela, observa-se um crescimento não apenas no número de participantes, mas também na qualidade técnica e diversidade dos temas abordados, evidenciando o amadurecimento do ecossistema nacional.