Obras do Corredor Oeste do sistema BRT entram na fase final e Terminal Ipiranga passa por testes
Novo trecho ganhará 47 novos ônibus modernos e vai atender mais de 45 mil sorocabanos por dia.
- 05/01/2024 às 19:08
- Atualizado 05/01/2024 às 19:08
As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema Bus Rapid Transit (BRT), estão avançadas e chegaram à etapa final, sendo que 84,7% do projeto já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba. Inclusive, nesta sexta-feira (5) ocorreram os testes de manobra e circulação com ônibus no novo Terminal Ipiranga, na Zona Oeste.
A previsão é que as todas as obras do novo corredor, iniciadas em abril de 2023, estejam finalizadas e com o sistema operando neste semestre deste ano, conforme previsto no cronograma de trabalhos. Os pontos de paradas em concreto rígido em todas nas ruas e avenidas estão finalizados, assim como os abrigos e calçadas.
No momento, resta finalizar o pavimento flexível das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio e das Ruas Dr. Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Telles. Por último, será providenciada a instalação dos equipamentos de tecnologia de informação, como painéis, câmeras, rede de internet sem fio e catracas.
“Vale lembrar que todas as vias que englobam o novo Corredor Oeste do BRT também estão sendo totalmente recuperadas, sinalizadas e equipadas com iluminação pública em LED, representando uma grande melhoria para moradores e comerciantes da região”, lembra o prefeito Rodrigo Manga, que vistoriou as obras do novo Terminal Ipiranga, nesta sexta-feira, acompanhado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; do diretor de relações institucionais da BRT Sorocaba, do Gustavo Barata; do ouvidor-geral do Município, Gustavo Barata, e do vereador Rodrigo Treviso.
As intervenções são executadas por trechos, por equipes em diferentes locais, consecutivamente, para impactar o mínimo possível o fluxo nas vias, além do dia a dia nos arredores. Ou seja, a cada etapa finalizada, uma nova frente de trabalho é aberta. “Dessa forma, cumprimos a totalidade das avenidas e minimizamos os impactos normalmente causados por uma obra”, completa Sergio Barreto.
No binário que abrange as Ruas Américo Figueiredo e Benedito F. Telles são nove pontos de parada e nove passeios públicos em concreto, com acessibilidade para deficientes. Na Avenida General Carneiro são mais 11 paradas e 11 passeios públicos também adaptados, além de 14 paradas na Avenida Dr. Armando Pannunzio e 14 passeios públicos acessíveis. Há, ainda, a Estação de Conexão Santa Cruz, que abrange uma parada, uma plataforma de conexão e dois passeios públicos.