Obras de instalação de gramado sintético em campo de futebol têm início em Aparecidinha

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/04/2022 às 19:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), iniciou a revitalização do campo de futebol do bairro Aparecidinha, Zona Leste da cidade. O local será o primeiro em território paulista contemplado com a implantação de gramado sintético e traves novas, em uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, via Projeto “100% Esporte para Todos”. O investimento é de R$ 1,5 milhão, custeado pelo Estado.

Os trabalhos começaram nesta sexta-feira (7) e tiveram o acompanhamento do prefeito Rodrigo Manga e do ex-secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, além dos secretários municipais Pedro Souza (Esporte e Qualidade de Vida – Sequav), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; o vereador Cristiano Passos e o líder comunitário Dimas Mota.

“A previsão é que o novo gramado do campo esteja totalmente pronto em 60 dias. Tenho certeza que será um dos campos mais bonitos de Sorocaba, com um material de qualidade, Aliás, a empresa que vai instalar o piso sintético tem experiência no assunto, pois é a mesma responsável pelo gramado do estádio do Palmeiras”, comentou o prefeito.

A preparação da base do campo começou a ser feita, por equipe da Serpo de Sorocaba, com a retirada do gramado atual e os serviços de terraplanagem da área de 6.042 m², que fica entre a Rua do Terço e a Rua João de Melo, logo na entrada de Aparecidinha.

“A previsão é que, em 15 dias, termine esta fase da obra. Aí, o local estará pronto para a concretagem do piso e, depois, para a aplicação do gramado sintético”, adianta o secretário da Serpo. A responsabilidade da instalação do novo gramado será da empresa Soccer Grass, vencedora da licitação estadual.

“Campo com gramado sintético aqui no bairro, verdade? Aparecidinha está ficando chique! Tenho certeza que vai ficar muito bonito”, destacou Geraldo Moreno, 67 anos, nascido e criado no bairro e que parou para acompanhar a movimentação de máquinas no local.

A roçagem do mato no entorno do campo também está sendo feita e o próximo passo do Poder Público será revitalizar os alambrados e vestiários. “Vamos buscar o apoio da iniciativa privada, ou algum outro modelo de parceria, para viabilizar essas melhorias. O campo de Aparecidinha será uma grande vitrine do esporte, com um gramado diferenciado, mais durável e de mais fácil manutenção, inclusive com a possibilidade de sediar disputas dos Jogos Abertos do Interior 2022”, comentou o secretário da Sequav.

O Projeto “100% Esporte para Todos”, do Governo do Estado, visa oferecer à população equipamentos adequados à prática desportiva, ampliando a oferta de atividades físicas disponíveis, para promover a melhora da qualidade de vida e saúde de seus frequentadores.

 

Miniterminal Aparecidinha

Ainda nesta sexta-feira (7), houve a instalação da placa de denominação do Miniterminal de Ônibus de Aparecidinha, localizado ao lado do campo de futebol do bairro. O dispositivo recebeu a denominação de José Pereira Neto, cidadão emérito de Sorocaba e ex-morador de Aparecidinha.

Filha do homenageado, Michele Farias Pereira, acompanhada do filho dela, Davi Lucas, de 4 anos de idade, representou a família. “Meu pai era muito trabalhador e uma pessoa de muita honra. Ficamos muito felizes por essa homenagem”, disse Michele. O projeto de lei que sugeriu a denominação ao Miniterminal de Aparecidinha é de autoria do vereador Cristiano Passos.

Inaugurado pela Urbes e funcionando desde 31 de julho do ano passado, o Miniterminal opera como ponto de transferência para as linhas que servem os bairros dessa região da cidade e, também, como ligação direta de ônibus ao Terminal Santo Antônio, agilizando o transporte. Sem custo ao erário público, a construção do Miniterminal foi feita em parceria com empresa Magnum Construtora, por meio de uma ação mitigatória, como contrapartida pelos empreendimentos realizados pela empresa na cidade.