Com mais de 10 mil votos conquistados, Ítalo Moreira é reeleito sendo o 2º vereador mais votado de Sorocaba

Com mais de 10 mil votos conquistados, Ítalo Moreira é reeleito sendo o 2º vereador mais votado de Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Jornal Z Norte
  • 07/10/2024 às 10:35
  • Atualizado 07/10/2024 às 10:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Considerado o vereador mais produtivo de Sorocaba, Ítalo Moreira (União Brasil) foi o segundo vereador mais bem votado em Sorocaba. Após 100% das urnas apuradas, um dos vereadores mais jovens do Legislativo sorocabano, Ítalo Moreira conquistou 10.292 votos. Para se ter ideia, esse total é 5,55 vezes maior que número de votos conquistados pelo último vereador eleito, Alexandre da Horta (Solidariedade), que foi de 1.852.

Outro fato que demonstra a aprovação do vereador e que se refletiu nas urnas é em relação ao total de votos obtidos por ele em 2020, no seu primeiro mandato, pelo PSC, que foi de 2866 votos. Apesar de se surpreender com expressiva votação, para o vereador, esses números são reflexos de sua atuação frente ao Legislativo, com foco, sobretudo, no empreendedorismo, tecnologia e inovação, além do social. “Obrigado de coração a todos que confiaram em meu trabalho. Primeiro vereador da história a atingir esse número sem usar dinheiro público e sem usar a máquina. Vamos mudar nossa cidade”, disse em suas redes sociais, após ser reeleito.

 

No início desse mês, Ítalo Moreira alcançou o posto de vereador mais produtivo na história da Câmara Municipal de Sorocaba, com mais de 8 mil proposituras apresentadas. “Esse feito extraordinário não apenas solidifica a minha posição como o vereador mais eficaz de Sorocaba, mas também o posiciona como um dos mais produtivos em todo o Brasil, destacando-se por sua excepcional contribuição legislativa e vamos fazer muito mais nesse segundo mandato”, disse.

Dentre as 8 mil proposituras, mais de 120 projetos apresentados por Ítalo Moreira foram aprovados, demonstrando a eficácia e relevância de suas iniciativas legislativas,  inclusive por conta desse trabalho, onde em sua maioria projetos voltados para liberdade econômica, empreendedorismo, transparência, combate a corrupção, desburocratização, em prol dos motoristas de aplicativos e outros temas importantes.

Uma das principais contribuições destacadas por ele em seu primeiro mandato na Câmara foi a Lei de Liberdade Econômica, que, segundo ele, na avaliação do prefeito Rodrigo Manga e de economistas, desempenhou um papel crucial na atração de investimentos e geração de empregos em Sorocaba. Essa lei colocou a cidade no mapa da Liberdade para Trabalhar do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), demonstrando seu impacto positivo no ambiente de negócios local.

 

Além disso, o vereador foi responsável pela aprovação do Marco Legal de Startups e da Lei do 5G, que fez de Sorocaba a primeira cidade do interior de São Paulo a receber antenas 5G, conforme reconhecido pela Anatel e Abrintel. O vereador também é autor de leis de isenções e incentivos fiscais para os setores de tecnologia, inovação e economia criativa, bem como da lei de cidades inteligentes (smartcity) e do Estatuto de Desburocratização. Seu empenho em simplificar processos e eliminar entraves burocráticos é evidenciado pelas Leis de “Revogaço”, que resultaram na revogação de centenas de normas inúteis e obsoletas.

Ítalo Moreira destaca ainda como uma de suas principais contribuições como vereador a lei de Sandbox, que tornou Sorocaba a primeira cidade do estado de São Paulo a aprovar esse tipo de legislação. Graças a essa lei, a escola municipal Duljara Fernandes se tornou a primeira escola pública do Brasil a oferecer educação em metaverso, demonstrando o potencial transformador das iniciativas do vereador.