Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” de Sorocaba tem ação especial aberta às famílias na E.M. “Quinzinho de Barros”

Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” de Sorocaba tem ação especial aberta às famílias na E.M. “Quinzinho de Barros” Imagem por Divulgação Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 22/11/2022 às 13:57
  • Atualizado 22/11/2022 às 13:57
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Alunos da E.M. Dr. “Quinzinho de Barros”, na Zona Leste, que integram, na modalidade Vôlei, o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participaram de uma apresentação especial dirigida aos pais e familiares, em que puderam demonstrar todo o aprendizado nessa prática esportiva ao longo do ano letivo.

Os alunos foram orientados pelo professor de Educação Física e de judô Rafael de Moraes Carvalho Dias. “A gente fez uma apresentação de judô, para mostrar aos pais e demais familiares tudo que os alunos têm aprendido com o projeto. Mostramos alguns movimentos, que dão uma noção de como é a arte do judô, como se cumprimenta, por exemplo. E acaba ficando evidente a organização e a disciplina dos alunos, como arrumar o chinelo deles, as roupas do judô, de que forma amarrar a faixa, entre uma série de outras coisas trabalhadas”, revela o professor. “Também é possível notar a evolução dos alunos na prática esportiva. Além disso, acabam sendo treinados sobre como respeitar o outro e, também, aprendem a lidar melhor com a ansiedade, que é um comportamento que se sobressaiu muito, de maneira geral, durante o período mais crítico da pandemia”, ele completa.

Os pais também estão atentos a esses detalhes, que acabam transparecendo no dia a dia dos alunos. É o que avalia Rodrigo Bernabel Grossi, pai da aluna Isabele, do 3º ano do Ensino Fundamental. “É muito bacana, porque o esporte ajuda muito no desenvolvimento geral da criança. É o que percebo com minha filha, Isabele. Ela demonstrava muito medo das coisas e, agora, com as atividades que a ensinam a cair da maneira correta, a pular e a se jogar, vejo que ela está mais autoconfiante e lidando melhor com a ansiedade, pois a arte marcial ajuda muito nisso”, conta o pai.

“Temos observado que, em todas as modalidades esportivas, os benefícios proporcionados aos alunos são muitos. O que reforça a nossa ideia de que o esporte é para todos e que, portanto, todos os alunos podem praticar e usufruir do impacto positivo de adotar uma prática esportiva em sua rotina”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Temos acompanhado atentamente os relatos qualitativos dos pais e responsáveis dos alunos sobre o projeto. Felizmente, quando analisamos também os quantitativos, como, por exemplo, o número de desistências, que é muito baixo, podemos afirmar que o ‘Eu pratico’ é uma prática pedagógica muito bem-sucedida da Secretaria da Educação”, completa o professor e idealizador do projeto, Luis Gustavo Maganhato.