“Projeto Caleidoscópio” proporciona atividades artísticas e culturais a alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba
- 29/11/2023 às 18:21
- Atualizado 29/11/2023 às 18:21
Estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino, a E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” e a E.M. “Prof.ª Norma Justa Dall’Ara”, ambas da Zona Norte da cidade, puderam participar, na última quinta e sexta-feira (23 e 24/11), do projeto “Caleidoscópio”, com uma série de atividades artísticas e culturais realizadas ao ar livre, em um espaço público na Rua Orsílio Pereira, 352, no bairro Vitória Régia.
O evento, promovido pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da produtora de eventos Vetor, com patrocínio da empresa Messem Investimentos XP e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) recebeu mais de 300 estudantes nos dois dias de evento e também foi aberto às crianças da comunidade.
O “Caleidoscópio” consiste na promoção de atividades culturais, no campo das artes cênicas, visando à expressão corporal e ao desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, com ações voltadas, principalmente, às comunidades mais vulneráveis.
“Trata-se de uma parceria muito positiva para todos, oferecendo experiências artísticas muito enriquecedoras para as crianças. O fato de ter acontecido em um bairro próximo à região onde moram também é fundamental”, afirma o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.
São ações que proporcionam estímulo criativo, socialização entre os participantes, a oportunidade de estimular e identificar talentos artísticos e, ainda, deixa um legado muito positivo, ao propor a continuidade desse tipo de atividade nas comunidades por onde passa o projeto. A iniciativa reúne oficinas gratuitas de dança, teatro de fantoches e números circenses, tais como os de equilíbrio e malabares.
“Agradecemos a possibilidade de ofertar esse tipo de ação para as nossas crianças do Ensino Fundamental, pois são atividades que contribuem para o desenvolvimento global de todos os alunos participantes”, destaca o secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa.
Para o produtor cultural Anderson Queiroz Andreotti, da empresa Vetor Esportes, patrocinadora do evento, essa é uma ação que traz benefícios a todos os participantes. “Estamos proporcionando a essas crianças um evento de atividades circenses, de dança e teatro, em um espaço cedido pela Prefeitura, que fez também essa articulação com as escolas da rede pública, fazendo chegar uma forma de lazer e diversão que vai contribuir muito para a formação dessas crianças. É o segundo evento que realizamos em Sorocaba e, mais uma vez, com grande sucesso”, ressalta.
“É um momento muito especial para nossas crianças, que vão poder finalizar o ano com uma experiência muito positiva, que reúne arte, cultura e aprendizado e cria essa energia gostosa. São eventos que muitas delas não têm a oportunidade de vivenciar em seu dia a dia. Portanto, poder ter contato com essas atividades é muito positivo.
As crianças puderam fazer um rodízio entre as várias atividades oferecidas. “São parcerias, como essa, que proporcionam um diferencial muito positivo na educação oferecida aos nossos alunos, contribuindo para que eles acrescentem uma experiência afetiva e cultural que eles, com certeza, vão guardar com carinho em suas memórias”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Flávia Arruda Costa.
“Considero que eventos culturais têm um importante papel no processo de aprendizagem das crianças, pois, além da socialização, proporcionam vivências significativas de diferentes saberes no ambiente escolar. É gratificante ver a alegria e o envolvimento das crianças e profissionais da educação nesses eventos de parceria entre Cultura e Educação”, conclui a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Patrícia Justo.