Prefeitura inaugura 31ª unidade do Sabe Tudo

Prefeitura inaugura 31ª unidade do Sabe Tudo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/11/2014 às 15:19
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:19
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), inaugura na manhã desta sexta-feira (07), às 10h, a 31ª unidade do Sabe Tudo, que funcionará no Jardim Santa Esmeralda, Zona Norte, ao lado da Escola Municipal “José Carlos Florenzano”.

O Sabe Tudo é equipado com 20 computadores com acesso à internet, em banda larga. Além disso, conta com acervo de livros, revistas e jornais diários.

No local serão oferecido cursos de Cidadania (Módulos I e II), Informática Básica e Avançada.  Com duração de cinco meses, os cursos atendem alunos, com idade a partir dos 7 anos, e que estejam alfabetizados, informática e noções de cidadania.

O primeiro módulo é à inclusão digital, onde se aprende noções básicas de uso do computador e internet. Já o segundo módulo inclui noções sobre automação de escritório, Windows, Word e Excel e conhecimento básico de instalação de hardwares (impressora, vídeo, HD, drive de CD). O mesmo curso é oferecido para terceira idade.

A unidade vai atender toda a comunidade da região, os  alunos da E.M “José Carlos Florenzano” e estudantes de escolas vizinhas.

Para gerenciamento do Sabe Tudo existe uma parceria com o Projeto Pérola, que é a responsável pela mão-de-obra qualificada, material didático e aplicação das aulas de informática e oficinas de cidadania. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h até às 13h.

 

Segurança

 

Para “filtrar” sites indesejados, o Sabe Tudo utiliza uma tecnologia que substitui a CPU – os thin-clients, que são terminais inteligentes de alta produtividade, e só permitem acesso a serviços desejados, contando com bloqueio chamados firewall (parede de fogo), que filtra sites impróprios. Desta forma, alunos, crianças da comunidade, jovens e adultos podem acessar a internet para pesquisas, lazer, entretenimento e comunicação.

O monitoramento da unidade é feito 24 horas, diariamente, por meio de câmeras internas e externas. As imagens são enviadas  para um sistema de vídeo-monitoramento, onde são gravadas concomitantemente, mesmo durante a noite, no escuro.