Fantoche Curumim apresentou curiosidades sobre as crianças indígenas no CEI-51

- 09/10/2019 às 16:43
- Atualizado 12/09/2022 às 16:43
Para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), levou nesta quarta-feira (10) o fantoche Curumim ao Centro de Educação Infantil “Rubens Vieira” (CEI-51), no Jardim Brasilândia. Em torno de 100 alunos da creche tiveram a oportunidade de conhecer algumas curiosidades do cotidiano das crianças indígenas.
A atividade intitulada “Bica vai à Escola” é realizada pela equipe de Educação Ambiental que atua no Parque da Biquinha, com o objetivo de levar temáticas ligadas à preservação do meio ambiente, de forma lúdica e interativa, para a educação infantil de Sorocaba.
No bate-papo, o fantoche Curumim contou para as crianças como é viver na floresta e que eles tiram tudo o que precisam da própria natureza. “Ele também falou que eles mesmos constroem seus brinquedos e que eles aprendem a serem adultos através das brincadeiras, assim como a papel das crianças na cultura indígena e que inclusive elas têm participação nas decisões”, contou a educadora Cristiane Crispim.
Os pequenos tiveram contato com utensílios da cultura indígena, como arco e flecha, chocalho, apito, cesto e cocar; e conheceram os frutos do jenipapo e do urucum, que são usados pelos índios para extrair tintas naturais para a pintura corporal.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque da Biquinha, que está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília, ou ainda pelo telefone (15) 3224.1997.