Alunos têm 24 horas para criar receita de sucesso para empresa do ramo alimentício de Sorocaba

Educação 30 out / 2014 às 10:55

Desafio real de negócios da faculdade ESAMC Sorocaba teve início nesta quarta-feira (29/10)

Sessenta e quatro alunos de variados cursos de graduação da faculdade ESAMC Sorocaba estão confinados na quadra da instituição, no campus Centro, com o desafio de criarem uma receita de sucesso para inserir a Barcelona Alimentos, de Sorocaba, no mercado varejista com mini bolos para o público infantil. É a Maratona 24 horas da ESAMC Sorocaba, um dos mais tradicionais eventos da faculdade, que chega à sua 9ª edição, com a proposta de reproduzir uma situação real de mercado, tendo como principal objetivo preparar seus estudantes para a carreira profissional. 

O desafio teve início às 19h de ontem, quarta-feira (29/10), e terminará somente às 19 horas de hoje, quinta-feira (30/10), quando serão anunciados os vencedores. Divididos em oito grupos, contendo também oito alunos em cada, as equipes são identificadas pelas cores: roxo, vermelho, verde, amarelo, laranja, marrom, azul e rosa. 

Para o desenvolvimento do projeto, eles terão que cumprir provas, até mesmo físicas, e terão restrições de equipamentos e materiais, como internet e pesquisa bibliográfica. A equipe campeã ganha, para cada membro, um curso de MBA da ESAMC Sorocaba à sua escolha.

A quadra, onde os alunos estão confinados, transformou-se em uma cidade completa, chamada de “Maratolândia”, que possui: Prefeitura, banco, conveniência, lan house, moeda própria, a GranESAMC para as 24 horas ininterruptas de desafio. 

Para Fábio Carvalho, diretor comercial da Barcelona Alimentos, o objetivo é captar novas ideias para empresa, com a visão de um público jovem. “Com o olhar externo conseguimos ter um leque mais amplo de ideias, para trabalhar de uma forma nova e diferente com aquilo que já produzimos”, ressalta.

Além disso, para ele, a maratona traz aos alunos a oportunidade de desenvolverem projetos que, efetivamente, podem ser aplicados no ambiente profissional. “Muito mais que saber a teoria, aqui, eles precisam saber aplicar na prática”.

Flávia Oliveira Queiroz, capitã da equipe rosa, aponta que o tema deste ano estimula a criatividade. “É uma proposta bem desafiadora para os estudantes. Trabalhar e desenvolver um projeto para uma empresa que não conhecemos a fundo exige muitas habilidades, principalmente, saber trabalhar sob pressão”, pontua.
  
Já a capitã da equipe marrom, Isabele Cassiolato, aponta o evento como facilitador na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. “A maratona simula tudo o que vamos encontrar no mercado”. destaca.

Segundo a coordenadora dos cursos de comunicação da ESAMC Sorocaba e da gincana, professora Quelen Torres, a expectativa é que o plano de marketing a ser criado pelos estudantes seja adotado pela empresa já em 2015. “Esperamos que nossos estudantes consigam utilizar todos os seus conhecimentos para que este novo segmento da Barcelona Alimentos comece a funcionar a partir de maio”.

O Prof. Mestre Maurício Marra, diretor acadêmico da faculdade, comemora a consolidação do evento. “Já são nove edições e a cada ano, superamos nossas expectativas. A adesão das empresas, alunos, professores e voluntários à gincana sempre é muito positiva”.

Este ano, pela primeira vez na Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba é possível acompanhar o evento em tempo real, por meio de transmissão via streaming. O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso dos estudantes do Tecnólogo em Redes de Computadores.

Para acompanhar a 9ª Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba em tempo real, basta acessar o link: www.cbminformatica.com.br/live no computador ou notebook.


Mais Notícias