Nota Fiscal Sorocabana começa a operacionalizar novo sistema e Prefeitura informa canais para atendimento das empresas

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/04/2022 às 15:42
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Caso o usuário encontre qualquer entrave para emitir a nova NFS-e, pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) pelos telefones: (15) 3238-2280 e ramal 2333; pelo e-mail: solicitacoesdftm@sorocaba.sp.gov.br ou, ainda, pelo Canal de Atendimento on-line: http://www.issdigitalsod.com.br/atendimento/.

Após testes e treinamentos promovidos às empresas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), iniciou a operacionalização do sistema da nova Nota Fiscal Sorocabana (NFS-e) e informa todos os canais disponíveis para atendimento aos usuários.

O dispositivo está sendo completamente atualizado e, entre as principais vantagens que está trazendo, estão: melhor usabilidade; mudança de linguagem de programação, passando de PHP para Java; aumento no desempenho, evitando lentidões; layout padronizado com a NFS-e nacional e simplificação nas rotinas do sistema, evitando, por exemplo, eventuais casos de duplicação de notas fiscais.

Todos os detalhes do novo processo foram apresentados em três encontros realizados nos meses de janeiro e fevereiro, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista, voltado a representantes de empresas que emitem uma grande quantidade de notas fiscais.

Caso o usuário encontre qualquer entrave para emitir a NFS-e, pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos telefones: (15) 3238-2280 e (15) 3238-2333; pelo e-mail: solicitacoesdftm@sorocaba.sp.gov.br ou, ainda, pelo Canal de Atendimento on-line: http://www.issdigitalsod.com.br/atendimento/. A Sefaz informa que o novo sistema pode apresentar oscilações até esta segunda-feira (4) e os técnicos têm trabalhado ininterruptamente para concluir os ajustes, o mais brevemente possível. No dia 1 de abril (sexta-feira), pouco mais de nove mil novas notas fiscais já foram emitidas. Nesta segunda, outras mais de cinco mil já tinham sido computadas até as 15h.

Em operação desde 2010, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento fiscal digital que substitui as tradicionais notas fiscais impressas de serviços. A NFS-e é emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de materializar os fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à incidência desse tributo. Atualmente, o Município conta com 68.556 empresas autorizadas a emitir a NFS-e, sendo que 51.288.129 procedimentos já foram realizados até o momento.