Prefeitura de Sorocaba divulga lista de candidatos para avaliação de projetos da Lei Aldir Blanc em Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba divulga lista de candidatos para avaliação de projetos da Lei Aldir Blanc em Sorocaba Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 20/10/2025 às 14:20
  • Atualizado 20/10/2025 às 14:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou, na sexta-feira (17), no jornal do Município de Sorocaba, a lista dos candidatos deferidos e indeferidos para atuarem como peritos na análise dos projetos referentes à Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei Federal nº 14.399/2022).

No total, foram realizadas 250 inscrições e desses, 177 candidatos foram habilitados para atuarem na análise de projetos nas áreas de Letras, Patrimônio Histórico, Festejos Populares, Artes cênicas (teatro, dança e performance), Circo, Música, Artes Visuais, Formação Cultural (estudo e pesquisa), Festivais, Hip Hop e Audiovisual + AR/XR.

Já 73 inscrições foram indeferidas devido à falta de informações ou documentação válida, conforme previsto no edital aberto em setembro. O profissional que tiver a solicitação de credenciamento indeferida poderá solicitar recurso, até esta sexta-feira (24), via e-mail: ciclo2pnab.soroc@gmail.com.

Os peritos previamente cadastrados, que já faziam parte Banco de Peritos da Secult, também poderão ser contratados para o Ciclo 02 da PNAB, da próxima edição da LINC, e para a análise de projetos que participem de prêmios, como de Literatura e Artes Plástica, por exemplo. “A ideia é manter o banco de peritos abastecido com profissionais capacitados e que possam atuar nas diversas frentes que a pasta precisar. Esses profissionais serão acionados conforme a necessidade de cada Edital e remunerados conforme o número de projetos analisado”, explicou o secretário da Secult, Luiz Antonio Zamuner.

O segundo ciclo da PNAB em Sorocaba deve receber o montante de R$ 4.471.534,97, se o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) apresentado pelo município for aprovado. “No momento, o Ministério da Cultura ainda está analisando os planos dos municípios, mas assim que este for aprovado e o recurso for repassado para Sorocaba, faremos a publicação dos editais”, finalizou o secretário.

Sorocaba deverá publicar cinco editais de Fomento e Premiação utilizando os recursos da PNAB, reflexo da escuta ativa realizada por meio de consultas públicas durante 2025, junto à sociedade civil.

Segundo recomendações do Ministério da Cultura, as cidades devem publicar os Editais da “Aldir Blanc” assim que os recursos forem repassados pelo Governo Federal e após a internalização devida desses valores no orçamento municipal, visando garantir segurança jurídica e orçamentária na execução das ações previstas no Plano de Aplicação de Recursos (PAR) municipal.