Prefeitura anuncia os vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2022 nesta sexta-feira (11)

Foram premiadas as cinco melhores obras, com prêmio de R$ 5 mil, cada.

Prefeitura anuncia os vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2022 nesta sexta-feira (11) Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 11/11/2022 às 19:42
  • Atualizado 11/11/2022 às 19:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, na tarde desta sexta-feira (11), a cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2022, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

O intuito da premiação é valorizar e divulgar a produção literária local, além de promover o incentivo à leitura e a aproximação, cada vez maior, da população com os autores sorocabanos. Cada autor pôde inscrever um livro editado em 2021 de cada categoria, porém, pôde ser premiado por apenas uma obra. Foram premiadas as cinco melhores obras, com prêmio de R$ 5 mil, cada.

“Sinto uma satisfação muito grande em estar aqui, hoje, com tantos escritores, que lutam pela imagem da nossa querida Sorocaba. Espero que todos se sintam premiados, pois todos fizeram um trabalho de altíssimo nível”, declarou o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião da solenidade, acompanhado do secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.

“É muito importante que a Cultura seja um dos pilares do nosso Governo e que ela cresça junto com a nossa cidade. Nós vamos trabalhar para isso. Desejo, ainda, que esse prêmio seja uma semente que vocês possam cultivar e dê bons frutos, além de muita alegria”, declarou o secretário de Cultura.

Os vencedores da edição 2022 do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura foram: Ademir Barros dos Santos, com o livro “Fundamentos da Circulação de Saberes Vol. 1”; Carlos de Carvalho Cavalheiro, com “O Legado de Pandora”; Davi Araújo, com “O Físsil”; Evandro Aranha, com “Fragmentos de um Córtex Perturbado III – A Poesia Morreu”; e Jussara Person e Soraia Uno, com o livro “Honório”.

 

Jussara e Soraia ficaram surpresas com a notícia do prêmio. “Ganhar o prêmio foi extremamente emocionante, pois não esperávamos, o que tornou o reconhecimento mais interessante ainda. Ações, como essa, nos motivam a continuar atuando com afinco na cultura”. O poeta Evandro Aranha também ficou muito satisfeito com a conquista. “Ganhar o prêmio é como se fosse uma validação do meu trabalho, pois o estilo de poesia que eu escrevo normalmente não encontra espaço nas premiações. Por isso, ao mesmo tempo em que me sinto surpreso, fico extremamente feliz com a notícia”, ressaltou.

“Esse prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho sobre Arte e Literatura em geral e serve como incentivo para os artistas do município. Eventos, como esse, agregam um valor cultural e educacional muito grande, o que reforça a identidade e a história de Sorocaba”, relatou o também vencedor Carlos Carvalho Cavalheiro.

Os livros foram selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores, que são peritos e com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019, da Secretaria de Cultura. Os gêneros literários foram analisados, respeitando suas especificidades e critérios de avaliação, e foram premiados os livros que obtiveram as cinco melhores notas, independentemente de suas categorias.

Os artistas vencedores deverão realizar uma atividade como contrapartida, a exemplo de oficinas, palestras, recitais, entre outras ações, com o objetivo de promover a formação do público leitor e escritor, no prazo de até 12 meses, a partir da data da premiação.

As 24 obras participantes do prêmio poderão ser conferidas pela população em exposição gratuita, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.