Valorização da família foi tema de ação comunitária na Vila Barão

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/08/2013 às 21:48
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Pessoas de todas as idades participaram do evento, que contou com diversas atividades e serviços gratuitos

 

“Parabéns a todos os envolvidos nesta ação, que tem como principal objetivo trabalhar no fortalecimento do que existe de mais importante: a família”, destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), na manhã deste sábado (3), durante o Dia da Família – uma ação comunitária que ocorreu na Oficina do Saber da Vila Barão, Zona Oeste de Sorocaba.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da rede socioassistencial da região da Vila Barão e do Nova Esperança, a ação comunitária contou com a parceria das secretarias da Cidadania, Juventude, Saúde (SES) e Educação (Sedu).

Para Elisangela de Souza, assistente social do Cras do Nova Esperança, a concretização desse evento mostra os avanços na articulação da rede de serviços da região. “Isso fortalece ainda mais a rede e aproxima a comunidade dos serviços oferecidos. Assim conseguimos saber o que eles querem e precisam para oferecermos melhorias”, ressaltou.

De acordo com a assistente social da Prefeitura de Sorocaba, a ideia do evento foi de melhorar a auto-estima dessas famílias. “Vemos muitos episódios negativos na mídia envolvendo pessoas desta região, a ideia foi de mostrar que existe muita coisa positiva aqui na comunidade sim”, completou.

Durante todo o dia, centenas de pessoas puderam participar gratuitamente de inúmeras atividades, entre apresentações artísticas, serviços de saúde, serviço social, assistência jurídica, entre outros.

A população pode conferir apresentações musicais do Projeto Guri, apresentação de circo com adolescentes do Território Jovem do Nova Esperança e uma apresentação com alunos da EM Prof. Edemir Antônio Digiampietri (Vila Barão). As crianças também tiveram a oportunidade de presenciar contação de história com a equipe do projeto Biblioteca Viva. Já no Ônibus do Jovem, garotos e garotas puderam assistir alguns filmes.

Durante o evento, a ONG Piracema realizou um bate-papo com o público sobre as relações familiares no mundo contemporâneo, com foco na educação dos filhos.

Nas tendas montadas, a comunidade também pode conferir e obter mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Conselho Tutelar de Sorocaba. Uma equipe do programa Escola Saudável também orientou as pessoas sobre saúde bucal e a dengue. Já uma equipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez orientação jurídica aos interessados.

O Grupo Andanças esteve presente na ação com uma exposição de fotos sobre câncer de mama e a Pastoral do Menor expôs produtos artesanais.

Os homens interessados também puderam ser atendidos no Ônibus Azul e uma equipe da Secretaria da Saúde (SES) fez orientações sobre Planejamento Familiar.

A funcionária pública Larissa Hasselmann, de 27 anos, moradora da Vila Barão, participou do Dia da Família ao lado dos seus três filhos: Luiza, de 11 anos, Pietro de 9 anos e Arthur, de apenas 6 meses. “Estou achando muito bacana. Acho importante ter isso outras vezes”, comentou.

Também participou do evento o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior.