Terminal de Transferência da avenida Itavuvu é parcialmente interditada para obras do BRT

Trânsito 18 out / 2019 às 11:09

E as obras do Bus Rapid Transit (BRT) avançam pela cidade e já chegam na região do Shopping Cidade. Por conta disso, na última segunda-feira (14), a Área de Transferência da Avenida Itavuvu precisou ser parcialmente interditada. O local recebe diariamente cerca de 30 mil usuários do transporte público.

Inaugurada em 5 de outubro de 2008 -na gestão do então prefeito Renato Amary- o local de embarque e desembarque permanecerá desativado até março de 2020, segundo divulgou a Urbes Trânsito e Transporte. Para que sejam implantadas as novas estações do BRT, a interdição ocorrerá em duas etapas.

Inicialmente, as obras se concentrarão no sentido Centro-Bairro. Em seguida, o segundo trecho no sentido Bairro-Centro também passará por modificações. Com a interdição, as 12 linhas de ônibus que atendiam a região precisaram ser realocadas.

As linhas 25 – Itavuvu 39 – Aldeia dos Laranjais 39/1 – Santa Esmeralda 46 – Paineiras 58 – Vitória Régia 58/1 – Sorocaba Park 58/2 – Jardim Imperatriz/Alpes 81 – Carandá 81/1 – Altos do Ipanema utilizaram um ponto provisório construído na avenida Itavuvu, na calçada ao lado da Casa do Cidadão.

Já quem utiliza as linhas 302 – Interbairros II 303 – Interbairros III 307 – Interbairros VII, precisará se deslocar até a avenida Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80, local onde foi instalado o novo ponto. 

Aumento no trânsito

E quem deve sentir os impactos das obras na Área de Transferência são os motoristas. De acordo com a Urbes, pelo menos 60 mil veículos trafegam todos os dias na avenida. Com a interdição, as faixas utilizadas exclusivamente por carros e motos, agora precisarão ser divididas com os ônibus do transporte público, que anteriormente utilizavam a passagem agora em obras.

A moradora do Santa Marina, Elaine Moreira, relata que com o avanço dos trabalhos do BRT o tráfego já sente os reflexos. “Não tem condições. Essa semana está muito pior ali em frente da Havan porque diminuíram as faixas e na região do “terminalzinho” que também vai entrar em obras,” diz.

A Urbes recomenda que os motoristas procurem rotas alternativas para fugir do trânsito como as avenidas Ipanema, Edward FruFru da Silva e Ulisses Guimarães.

Recomendações

Com o início das obras, segundo informou a Urbes, agentes de trânsito permanecerão no local para agilizar o tráfego na região. Na tentativa de amenizar os impactos causados pelas interdições o tempo de semáforos foram modificados para aumentar fluidez dos veículos na avenida, contudo, a recomendação é tirar o pé do acelerador. “A orientação da Urbes aos condutores é que a atenção seja redobrada no trecho em obras e que a velocidade reduzida seja respeitada, para a segurança de todos,” instrui a empresa de trânsito. 

Sem aviso

E as obras na Área de Transferência pegaram os usuários do transporte público de surpresa. Alguns moradores só tiveram conhecimento sobre as mudanças no momento que desembarcaram na Área de Transferência para esperar o próximo veículo.

A espera do próximo veículo para realizar a transferência na Itavuvu, a estudante Nayara Kerollyn, 22, conversou com o Jornal Z Norte sobre como ficou sabendo sobre os pontos provisórios. “Então não foi nada avisado, não tem nada escrito no aplicativo da Urbes, fiquei sabendo porque vi mudar do dia para a noite, e pedi informação para o motorista do Paineiras para saber aonde teria que descer para pegar o interbairros,” afirmou a universitária.

Nayara destacou que as mudanças podem significar atrasos na vida dos trabalhadores que utilizam o serviço. “Como o horário que eu saio para trabalhar não é de pico, hoje não tive problema com horário de ônibus, mas pode ser que isso mude pois acredito que não são todos que sabem que está assim ali na frente do shopping cidade,” finalizou. 

Avenida Ipanema

Paralelamente aos trabalhos da avenida Itavuvu, funcionários da Concessionária que administra as obras de implantação do BRT já começaram algumas marcações e estudos na região da avenida Ipanema, também na zona norte de Sorocaba.

Apesar das ações, as obras no local ainda não têm data para começar. De acordo com o BRT, o início dos trabalhos na via ainda depende da desapropriação de uma área da Ipanema.


Mais Notícias