Cruzamento da Avenida Edward FruFru com a rua Atanásio Soares ganhará faixa exclusiva para motociclistas

Trânsito 06 jul / 2018 às 19:33

Ideia ainda está em fase experimental e visa reduzir os índices de acidentes envolvendo motocicletas

 

Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito de Sorocaba, José Crespo, e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, lançaram o projeto “Frente Segura” com a implantação da primeira área de espera exclusiva para motos em semáforo na avenida Dom Aguirre.

Com uma sinalização horizontal de três metros, a faixa vai dar prioridade aos motociclistas e aos ciclistas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir, evitando ultrapassagens arriscadas.

Presente ao evento de inauguração da faixa, o motoboy Luan Lucas, 26 anos, estava feliz pela mudança. “A faixa vai auxiliar muito, porque vai evitar que a gente pare nos corredores dos carros, vamos ficar a frente e teremos mais visão na hora de sair, dá para ver se tem algum pedestre passando ou não, os carros também terão a visão nossa na frente deles, não vão sair fechando a gente como sempre acontece quando estamos no corredor. É uma forma de segurança bem legal”, diz Luan.

O motofretista Brian Sanches, 26 anos, morador do bairro Santa Rosália, também aprovou a nova faixa. “Aprovo essa faixa, é uma segurança para nós motociclistas, motofretistas, é uma segurança, a gente para na frente às vezes e pode vir um carro desgovernado atrás e não ficamos parados do lado, no corredor. Trabalho com viagens e em São Paulo é assim, e melhora também o trânsito para os motoristas”.

A motogirlRochele Arruda, 29 anos, moradora do Jardim do Sol, gostou da ideia. “Uma ideia legal ter essa área de refúgio para a gente não precisar ficar parada entre os carros. Diminui o corredor e eu aprovo essa ideia”, conclui.

O prefeito José Crespo estava no evento e falou sobre as faixas. “As faixas exclusivas vieram para trazer mais segurança aos motociclistas e ao trânsito. Os motociclistas e ciclistas terão prioridade, evitando que tenhamos ultrapassagens arriscadas e diminuindo o número de acidentes em nossa cidade”, disse o prefeito.

A faixa de retenção também permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço. Consideradas um meio de transporte vulnerável, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito.

“Recebemos o pedido dos motociclistas e prontamente implantamos por reconhecermos a importância de proteger aqueles com maior vulnerabilidade no trânsito. A vontade do governo do prefeito José Crespo é a de fazer o melhor”, completa o presidente da Urbes Luiz Carlos Franchim.

Em caráter experimental, esta área também será implantada em outros cinco cruzamentos: avenida Afonso Vergueiro com a rua Amazonas, avenida Armando Pannunzio com a avenida Santa Cruz, avenida Santa Cruz com a avenida Luiz Mendes de Almeida, avenida Comendador Oeterer com a rua Mascarenhas Camelo e avenida Edward FruFru com a rua Atanásio Soares. Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. A proposta é expandir a faixa em outros cruzamentos de grande movimentação na cidade.

Também prestigiaram o lançamento do “Frente Segura” os secretários municipais Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil) e Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), além do comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano; do comandante do 15º. Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, tenente-coronel Miguel Angelo de Campos; capitão Alexandre, representando o coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, comandante do Policiamento do Interior (CPI/7); capitão Rogério Lima, comandante da 5a. Cia, representando o comandante do 7º Batalhão da Policia Militar, major Renê; e representantes do Sindicato dos Motociclistas, da Associação de Motoboys e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais Notícias