Concessionária BRT Sorocaba inicia obras de implantação na avenida Ipanema

Concessionária BRT Sorocaba inicia obras de implantação na avenida Ipanema Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/03/2020 às 14:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Av. Ipanema terá isolamento de uma faixa para demolição de pavimento asfáltico.

Os serviços de implantação do Corredor BRT Ipanema foram iniciados nesta segunda-feira (16), na avenida Ipanema, importante artéria de trânsito da zona norte da cidade. As equipes começarão com trabalhos de isolamento de uma faixa para o início da demolição de pavimento a partir da altura da UPH Zona Norte sentido centro-bairro. Este é o segundo corredor exclusivo BRT (Bus Rapid Transit) a ser construído dos três (Itavuvu, Ipanema e Oeste) que estão previstos no projeto BRT Sorocaba.

O Corredor BRT Ipanema será composto por duas vias com 6,2 km de pavimento rígido e terá 10 estações, sendo todas bidirecionais, que permitem que o passageiro embarque e desembarque em direção ao centro- bairro e bairro-centro. As estações serão construídas no canteiro central e sua estrutura seguirá o mesmo modelo já implantado no Corredor BRT Itavuvu.

De acordo com Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, a Av. Ipanema terá serviços semelhantes aos já aplicados na Av. Itavuvu. “O usuário do transporte coletivo será beneficiado com a mesma infraestrutura, conforto e comodidade na Av. Ipanema. Para que possamos executar este serviço, teremos que isolar uma faixa para demolição do asfalto antigo e fazer a construção do pavimento de concreto onde circularão os veículos do sistema BRT. Como todo começo de obra, teremos um tempo de adaptação entre os veículos e pedestres que circulam no local, mas sabemos que com a conclusão deste corredor, a tendência é que retorne à normalidade e a região seja valorizada com o aumento no fluxo de pessoas e trânsito. O que contribui para o crescimento da região”, reforça.

Para dar suporte à operação do Corredor Ipanema e melhor atender ao passageiro será construído um novo terminal chamado São Bento. Ele ficará no bairro Caguaçu e ocupará uma área de 12.000 m².  O terminal comportará e contará com o uso de fontes sustentáveis para o seu funcionamento: energia fotovoltaica e reuso de água da chuva.

 

Embarcando no sistema BRT

As estações serão identificadas, como: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH. Todas terão infraestrutura completa de acessibilidade, acesso à informação do roteiro e itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos.

Para chegar as estações, os passageiros terão ingresso fácil e seguro por meio de vias, calçadas e faixas de pedestres que serão sinalizadas. A entrada e saída das estações será por meio de rampas para ajudar no deslocamento de todos, especialmente, dos que possuem mobilidade reduzida e o embarque e desembarque será por plataformas no mesmo nível dos ônibus, o que oferece mais rapidez e tranquilidade para o passageiro.

Além disso, poderão usufruir de todo conforto dos ônibus com ar-condicionado e estações com wifi e sinal equivalente a 5G, totens de recarga de energia para equipamentos eletrônicos, bancos, lixeiras, climatização adequada (cobertura com isolamento térmico), iluminação interna/externa e ambiente monitorado por 1.100 câmeras em tempo real que possibilitará uma espera mais segura para os usuários do transporte coletivo.  

 

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais4 estações de integração3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

 De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.