Zoonoses removeu mais de 585 t de criadouros no ano de 2019

Zoonoses removeu mais de 585 t de criadouros no ano de 2019 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/01/2020 às 18:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Para dar continuidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses, removeu 585.352 kg de criadouros do Aedes no ano de 2019. Em comparação com o ano de 2018, houve um aumento na retirada desses materiais em mais de 62 toneladas. Em 2018, a remoção total foi de 523.280kg.

A superioridade nas ações de combate ao mosquito também refletiu no número de visitas nas residências pelos agentes da Zoonoses. Somente no ano de 2019, 551.138 visitas foram realizadas. O número também supera as visitas do ano retrasado. Em 2018 foram efetuadas 408.256 fiscalizações. Uma diferença de 142.882 entre os anos.

Segundo a Zoonoses, o aumento é justificado por conta das visitas feitas aos sábados e também o apoio de agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nessa força-tarefa de orientar cada morador em seu lar.

Para a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, a superação alcançada em ações demonstra o comprometimento da atual gestão com a saúde pública. “Não queremos que Sorocaba viva novamente uma epidemia da dengue como em 2015. Estamos empenhados no combate e precisamos da colaboração constante por parte da população”, ressalta.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, destaca as medidas para realizar um trabalho mais efetivo contra o mosquito Aedes aegypti. “Por conta da possibilidade de uma nova epidemia de dengue na cidade em 2020, além da atual circulação sorotipo 2 da doença em Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) fez a contratação de um terceiro caminhão para intensificar as atividades, desde o segundo semestre de 2019. Além do pagamento de horas extras aos agente da Zoonoses para efetuar os trabalhos aos sábados”, explica.

Trabalhos realizados pela Zoonoses

Outro trabalho de combate é a visita casa a casa. Agentes vão até os imóveis vistoriar os espaços e promovem a conscientização e orientação da população, além da busca ativa de novos pacientes que apresentem sintomas.

Quando constatado um caso positivo, a Zoonoses realiza a “nebulização” na localidade da confirmação para que se possa diminuir a infestação dos mosquitos adultos, possivelmente infectados nestas áreas de transmissão. O uso do veneno deve ser com critério técnico para se evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo. Em 2019, 30.374 imóveis foram nebulizados.

Durante o primeiro semestre de 2019 foi realizada a “nebulização veicular” nos locais com aglomerados de casos. O trabalho consiste na aplicação de veneno por meio de máquina embarcada em caminhonete, antigamente conhecida como “fumacê”. Os bairros que receberam este tipo de nebulização foram o Central Parque; Nova Sorocaba; Jd. Los Ângeles; Jd. Edgard Marques; Nova Esperança, Altos do Itavuvu e Éden. Atualmente, este serviço não está sendo feito em Sorocaba, pois a cidade aguarda a normalização do repasse do inseticida por parte do Ministério da Saúde.

Através da ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a Zoonoses consegue verificar os locais com maior quantidade de larvas na cidade. São sorteadas quadras distribuídas na cidade e as equipes vistoriam os imóveis buscando larvas do mosquito e coletando amostras para análise do biólogo, realizada no Laboratório Entomológico. Desta forma, temos uma ideia da porcentagem de larvas do Aedes aegypti e a porcentagem de larvas de outros mosquitos e insetos e quais os principais criadouros do vetor, além de saber qual a área da cidade está mais infestada.

Locais com presença de recipientes que possam acumular água parada e gerar proliferação de mosquitos, como borracharias e locais que armazenam materiais recicláveis, são definidos como “Pontos Estratégicos”. Os agentes vistoriam constantemente esses lugares. Foram realizadas 2.557 visitas nesses nos “Pontos Estratégicos” e “Imóveis Especiais”. São locais com grande circulação de pessoas como escolas, indústrias, hospitais, supermercados, nos quais são realizadas vistorias e realização de orientações, remoção de criadouros e tratamento químico, quando necessário.

Além destas atividades recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, Sorocaba realiza o atendimento de denúncias provenientes dos munícipes. Até agora foram atendidas 9.549 ocorrências relacionadas ao Aedes aegypti através das equipes de denúncias. Também foram emitidas 1.134 notificações para adequação de irregularidades aos responsáveis pelos imóveis e 144 multas aplicadas.