Zoo terá programação especial para celebrar o Dia da Coruja, nesta quarta-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/08/2019 às 15:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Quem visitar o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, nesta quarta-feira (7), entre 9h e 12h, poderá conferir uma programação especial para celebrar o Dia da Coruja, celebrado no dia 4 de agosto. Haverá uma exposição de corujas empalhadas e muito bate papo sobre o animal.

A programação será realizada pela equipe de educação ambiental, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Além de comemorar a data, a ação tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a preservação das corujas, animais que muitas vezes são vistos com mau agouro”, comenta a Educadora Ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira.

Essas aves podem ser encontradas em diferentes habitats, como florestas ou em áreas urbanas, desde que tenham abundância de presas. As corujas são animais carnívoros, se alimentam de roedores, mamíferos de pequeno porte, insetos noturnos e pássaros menores.

Uma das curiosidades das corujas é que elas têm uma postura ereta e olhos para frente, o que as possibilita uma visão binocular, igual a dos seres humanos. Entretanto, os olhos das corujas não são esferas e sim tubos que possibilitam a percepção de profundidade e visão a grandes distâncias. Os olhos da coruja tem uma estrutura óssea como suporte, o que não permite que eles virem. Por sua vez, a coruja tem capacidade de rodar a cabeça em até 270 graus.

O Zoo de Sorocaba é referência em educação ambiental e preservação da fauna. Está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.