Samu recebe homenagem de homem que teve vida salva por equipe

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/08/2019 às 17:18
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os funcionários do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sorocaba foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (18). O senhor Valter Oliveira Pinto, atendido pela equipe após infartar em sua casa, decidiu homenagear os servidores que salvaram sua vida há aproximadamente um ano. A celebração aconteceu na base situada na UPH Zona Norte e contou com a ajuda de seus familiares que presentearam o setor com um bolo personalizado e quadros de pinturas feitos por Valter.

Segundo Ana Paula Oliveira, filha do seu Valter, no dia 14 de agosto de 2018 às 8h, seu pai começou a reclamar de fortes dores no peito. A esposa dele, dona Joana, preocupada, acionou rapidamente o SAMU e também avisou Ana Paula do acontecido.

A regulação do SAMU enviou uma ambulância até o local de moradia do seu Valter, o bairro Parque Esmeralda. A equipe composta pelo condutor socorrista, Vítor Augusto Martins, e o técnico de enfermagem, Edivilson Borges Sires, imediatamente prestaram os primeiros socorros e conduziram Valter até o transporte. Assim que a ambulância iniciou a ida até a UPH Zona Norte, o paciente sofreu uma parada cardíaca. Naquele momento, Edivilson realizou as manobras e procedimentos destinados a manter a circulação cerebral e cardíaca da vítima. Dessa forma, foi possível garantir a vida de seu Valter.

Após sua chegada na UPH Zona Norte, Valter recebeu todos os atendimentos necessários e foi transferido para o hospital Santa Casa de Sorocaba, através de outra equipe do SAMU composta pelo condutor socorrista, Everaldo Heitor Leite, a enfermeira, Cibele Cristina de Oliveira, e o médico, Elias Saad Chahine. Valter ficou internado durante 10 dias no hospital e depois teve alta.

Atualmente, Valter frequenta a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wanel Ville e a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, e mantém um tratamento bem regrado para manter uma vida saudável.

Idealizado pelo seu Valter com a ajuda da filha Ana Paula, a esposa Joana e a neta Ana Caroline, foi realizada uma homenagem para os servidores do SAMU que participaram do atendimento dele. “A minha ideia foi criar um ato de gratidão para esses anjos sem asas. Se não fossem eles, eu não estaria aqui. Estou comemorando meu renascimento. Muitas pessoas só sabem reclamar e ver o lado negativo dos socorristas, eu vivi um lado muito positivo, eles salvaram a minha vida”, relata emocionado.

A filha Ana Paula elogia o atendimento do SAMU. “Essa equipe me deu a oportunidade de passar mais um dia dos pais com ele. As pessoas precisam valorizar o SAMU e quando avistarem uma ambulância com sirene ligada, que abram passagem, pois esse ato pode salvar uma vida”, explica.

Para a coordenadora do SAMU, Kátia Kaam Salvestro, a homenagem trouxe muita alegria e reconhecimento aos funcionários. “Foi muito emocionante ver a gratidão de uma família que teve uma segunda chance graças ao atendimento do SAMU, é para situações como essa que o serviço existe”, ressalta.