Saae concluiu primeira interligação da nova adutora

Saae concluiu primeira interligação da nova adutora Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/02/2020 às 14:47
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:47
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Embora a previsão inicial fosse que a intervenção se estenderia até o final da tarde, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluíram às 11h deste domingo (23) a primeira das duas interligações da nova adutora de água tratada que vai ampliar o abastecimento de toda a zona oeste da cidade.
O trabalho da autarquia teve início às 7h, com a escavação no cruzamento da avenida Santa Cruz com a rua Serafina Milego Latorre, onde se encontra a linha de adução que recebeu uma conexão em forma de “T”, possibilitando que fosse interligada à nova adutora de 800 milímetros de diâmetro, para receber água a partir da Estação de Tratamento do Cerrado e abastecer o Centro de Distribuição do Central Parque, responsável pela distribuição nos bairros integrantes da zona oeste.
A interrupção do abastecimento nos bairros servidos pelo Centro de Distribuição Central Parque também não precisou ser realizada, visto que os funcionários da autarquia conseguiram executar uma manobra que permitiu a distribuição por outra linha de adução.
Desta forma, embora a pressão da água não tenha sido a considerada normal quando o sistema está em pleno funcionamento, a distribuição de água continuou acontecendo durante a execução do trabalho no Piazza Di Roma, Chácaras Reunidas São Jorge, Jardim Bertanha, Nova Manchester, Santa Izabel, Jardim Capitão, Quintais do Imperador, Novo Mundo, Jardim Tatiana, Vila dos Ingleses, Ipanema do Meio, Ipanema das Pedras, Jardim Tulipas, Central Parque, Jardim São Marcos, Jardim Arco Íris, Jardim Itanguá, Parque Ouro Fino, Parque Esmeralda e Verde Vale.
A nova adutora implantada pela autarquia já está com os seus 1.751 metros de tubulações assentados, restando apenas essas interligações. O investimento é de R$ 2,3 milhões, com a obra sendo executada com mão-de-obra e equipamentos próprios.
Segunda interligação na terça-feira
Na próxima terça-feira (25) a autarquia executará a segunda e última interligação da nova adutora ao sistema existente, também com previsão para ser realizada no período das 7h às 17h, no mesmo local, mas desta vez na linha de adução que abastece o Centro de Distribuição Sorocaba I.
Para esta intervenção será necessário interromper o abastecimento no Júlio de Mesquita Filho, nos jardins Santa Bárbara, Tropical, Ipiranga, Montreal e Abatiá, e no Wanel Ville 1, 2, 3, 4 e 5, com a distribuição de água sendo retomada assim que o trabalho seja concluído.