Presidente da Câmara realiza vistoria sobre vacina na Central de Abastecimento Farmacêutico
- 14/01/2021 às 11:51
- Atualizado 12/09/2022 às 11:51
Cláudio Sorocaba (PL) verificou a situação dos insumos e materiais necessários para a aplicação da vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba
O presidente da Câmara de Vereadores de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba (PL), realizou uma visita de fiscalização à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), anexa à UPH Zona Leste, na tarde de quarta-feira (13), para verificar a situação dos insumos e materiais necessários para a aplicação da vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba, que deve atingir, em um primeiro momento, mais de 105 mil pessoas dos grupos prioritários. O vereador destacou a importância da ação fiscalizatória do Poder Legislativo neste momento delicado em que a cidade vive à espera da vacina.
“A Secretaria de Saúde da Prefeitura tem divulgado que está com a estrutura pronta para iniciar a vacinação. Nós temos o dever de fiscalizar e por isso essa visita, para analisar a estrutura e ver se Sorocaba está pronta para receber a vacina, aplicar a vacinação e, também, não desperdiçar nenhuma dose, o que é uma grande preocupação”, afirmou o presidente do Legislativo.
O parlamentar foi acompanhado na visita pela supervisora de imunização da Secretaria da Saúde, Ane Pontes, que informou que a cidade já possui mais de 1 milhão de unidades de seringas e os insumos necessários, número que, segundo ela, é suficiente para a vacinação. Ela também mostrou ao presidente da Casa de Leis o sistema de refrigeração e armazenamento que receberá as doses da vacina. Porém, ainda não há a informação de qual tipo de vacina será disponibilizada para o município.
“A estrutura que nós observamos aqui parece adequada, mas preocupa a todos a indefinição sobre que tipo de vacina será aplicado na população e quantas doses serão enviadas para Sorocaba no primeiro momento. Nós vamos trabalhar junto à Comissão Permanente de Saúde do Legislativo para ajudar o governo municipal a conseguir, o quanto antes, as notas técnicas do Governo do Estado para que Sorocaba esteja pronta e receba o maior número possível de doses. Nossa preocupação é com a saúde da população”, explicou o presidente.
Protocolo de vacinação – Sorocaba estima que cerca de 24 mil profissionais ligados à área da saúde sejam imunizados contra a Covid-19. A cidade também trabalha com o número de 81 mil idosos, faixa prioritária para receber a vacinação contra a doença. O protocolo de vacinação na cidade respeitará as regras de priorização de grupos divulgada pelo Governo do Estado.
As doses das vacinas em Sorocaba estarão protegidas contra furtos e acidentes, segundo informou a supervisora. Ane Pontes disse que uma estrutura de segurança e monitoramento será executada entre Guarda Civil e Polícia Militar para a segurança das unidades que receberão e acondicionarão as vacinas. Um esquema de plantão de funcionários da Secretaria de Saúde também é elaborado para monitorar as condições dos imunizantes.
Devido à necessidade de refrigeradores, a secretaria de Saúde também vai disponibilizar geradores para evitar que quedas de energia afetem o acondicionamento das doses das vacinas nas unidades. Ainda não há, no entanto, data prevista pelo Governo do Estado para o envio das vacinas para Sorocaba.
Presidente da Câmara realiza vistoria sobre vacina na Central de Abastecimento Farmacêutico
Presidente da Câmara realiza vistoria sobre vacina na Central de Abastecimento Farmacêutico
Presidente da Câmara realiza vistoria sobre vacina na Central de Abastecimento Farmacêutico