Prefeitura firma parceria com Sebrae para criar o maior programa de qualificação empreendedora de Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/02/2021 às 23:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Anúncio foi realizado na tarde desta segunda-feira (22) e trará diversos projetos para fomentar o empreendedorismo na cidade

 

Com o objetivo de retomar o crescimento da economia na cidade e incentivar o empreendedorismo, a Prefeitura de Sorocaba estabeleceu uma parceria com o Sebrae para criar o maior programa de qualificação empreendedora do município. A novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (22), pelo prefeito Rodrigo Manga, em seu gabinete.

A reunião contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos; do gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; do vereador Péricles Régis, além dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas); Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda); Marcio Carrara (Educação); Clayton Lustosa (Cidadania) e Fausto Bossolo (Administração). Também participaram da reunião membros da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nomeado como “Plano de 100 Dias”, o projeto é um pacote de programas que trazem ações de políticas públicas empreendedoras para o desenvolvimento local. São três pilares de atividades baseados na estratégia de alavancar as vendas dos negócios locais para a Prefeitura de Sorocaba e capacitar em massa pessoas que recorrem ao empreendedorismo como alternativa de obtenção de emprego e renda, além de ampliar a educação empreendedora nas escolas.
Com a estratégia de utilizar o impacto das compras públicas, o objetivo do plano é apoiar os gestores municipais a alavancarem o acesso dos pequenos negócios ao mercado governamental. De acordo com a legislação vigente, os municípios e consórcios intermunicipais podem implementar políticas que estabeleçam regimes preferenciais previstos em lei, garantindo a participação das micro e pequenas empresas de forma simplificada e prioritária nas diferentes modalidades de compras públicas, como as concorrências e os pregões.

O “Plano de 100 Dias” contempla também atividades de capacitação técnica e de gestão, por meio do programa Empreenda Rápido, parceria do Sebrae-SP com o Governo do Estado. Nele, pessoas físicas, MEIs (Microempreendedores Individuais), MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) podem se inscrever em cursos técnicos ministrados pelo Senac e Senai ou de gestão com o próprio Sebrae. Os concluintes ainda têm acesso a novos mercados e podem solicitar crédito orientado e facilitado.

O plano visa, ainda, fortalecer a pauta de Sorocaba para a educação empreendedora, por meio da apresentação dos programas de apoio do Sebrae, como o “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP)”, “Crescendo e Empreendendo” e “Vai Lá e Faz”. O propósito é, oportunamente, inscrever o tema por norma (lei ou decreto) em todas as etapas da educação local, transformando as iniciativas em políticas permanentes.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, comenta que a parceria é inédita com o Sebrae e beneficiará toda a população, com esse pacote de programas. “Será a maior capacitação profissional da história da cidade de Sorocaba. Além disso, nossas crianças já aprenderão empreendedorismo na escola. Tudo isso será feito sem custos ao cofre público”, destaca o chefe do Poder Executivo.

Para o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, a parceria promoverá a inclusão produtiva, que é um elemento essencial neste momento em que a economia sofre com a pandemia. “As pessoas precisam desse apoio para que possam ter renda neste difícil momento. Outro importante fator é que, com as crianças aprendendo o empreendedorismo desde cedo, nossa economia terá um futuro promissor”, explica.

PODCAST – BATE-PAPO COM FERNANDO DINI (22/02) – CLIQUE NO PLAY (OUVIR NO NAVEGADOR) E OUÇA AGORA O NOSSO PODCAST!